13/05/2007

YOGA ENTEÓGENA

A aplicação de técnicas de meditação do Yoga
ao uso de Psicoativos Sagrados*

Por Sri Brahmarishi Narad

O fato de que as drogas enteógenas induzem uma maior sensibilidade às sutis energias espirituais e psíquicas e aumentam a velocidade dos fluxos das impressões dos níveis mais profundos da consciência, provoca a imediata pergunta de como estas energias podem ser compreendidas e corretamente usadas. Obviamente que, se estas energias não forem orientadas, podem fazer mais danos do que bem. A aplicação de técnicas tradicionais de meditação da yoga durante as experiências com enteógenos, fornecer uma solução construtiva a este problema.
De acordo com a filosofia da yoga, o aspecto mais espiritual e mais poderoso da natureza humana é a faculdade da atenção ou consciência. O aspecto mais fundamental da livre vontade humana é a escolha a respeito de onde sua atenção pode ser colocada. A atenção sempre tem que estar em algo, mas nós podemos escolher aquilo em que permitimos sua permanência.

O objetivo de todas as práticas da yoga é descobrir e experimentar diretamente o que é a faculdade de atenção ou consciência no homem. O yogue procura conhecer aquele princípio pelo qual tudo mais é conhecido. Este objetivo é conseguido observando o observador ou colocando a atenção na própria atenção de si mesmo. Isto pode no início parecer muito abstrato e difícil de entender em termos da aplicação prática, mas estes métodos funcionam, e foram provados há muito tempo, conseguindo estados de consciência pura, quando consistentemente aplicados e praticados.
Deve-se constantemente lembrar, durante uma sessão com enteógenos, que as percepções, pensamentos e mesmo alucinações que ocorrem, são todas criações de nossa mente e consciência, filtradas através do próprio instrumento de percepção. Estas percepções são originadas de nossa própria energia psíquica. Nós damos energia àqueles pensamentos e sentimentos os quais permitimos a atenção ser focada. Onde quer que o poder da atenção é focalizado, gera a energia mental e emocional na forma de suas próprias ondas, alimentando e energizando assim os pensamentos e as emoções as quais a atenção é focada. Portanto, a chave para manter o controle de uma experiência enteógena está em controlar o fluxo da atenção. Em primeiro lugar, as experiências de distração devem ser evitadas e o fluxo da atenção pode corretamente ser controlado pelo uso de técnicas de meditação da Rajah Yoga. O que se segue é uma descrição de diversas técnicas que podem ser aplicadas quando sob a influência dos enteógenos expansores da consciência.
Neste momento, deixe-nos considerar uma regra básica aplicada no caso de paranóia ou de outras experiências desagradáveis ou atemorizantes quando sob a influência de uma substância enteógena. Realize que o que quer que você possa pensar, o sentimento ou experiência está sendo experimentado pela consciência dentro de você. Coloque então sua atenção completa nessa consciência que está experimentando o que quer que lhe esteja acontecendo. Este processo retorna sua consciência à sua própria e pura natureza e desacopla formas mentais e astrais de pensamentos. Estas formas destrutivas de pensamento dissipam-se e são dissolvidos então de volta para a energia vibracional homogênea, ao plano da energia substancial de onde foram originalmente moldados. A poderosa luz, liberada pela consciência, observando a si mesma, ajuda a dissolver e dissipar rapidamente formas destrutivas de pensamentos. Isto acontece porque as ondas mais sutis da consciência pura, que são geradas, dissipam para fora as vibrações das formas discordantes dos pensamentos destrutivos.
Se a atenção se dispersar ao praticar algumas destas técnicas de meditação, traga imediatamente a atenção de volta ao processo de meditação, e faça isto tantas vezes quanto seja necessário, até que a atenção permaneça centrada na forma particular da meditação que você está praticando. Os meditadores inexperientes têm uma tendência lutar contra as distrações, que logo se transformam também em distrações. A atenção pode somente residir em uma coisa de cada vez. Traga-a simplesmente de volta ao objeto de sua meditação.
Uma outra maneira de parar as distrações é simplesmente suspender temporariamente o processo de respiração, sem inalar nem exalar. Desde que a respiração está intimamente ligada a todo processo biológico corporal, o instinto de sobrevivência (desenvolvido por milhões de anos de evolução) interromperá o fluxo da atenção sobre as distrações e o trará ao centro da consciência da cessação de respirar. Logo, fica fácil recomeçar a respirar normalmente e centrar a atenção na forma particular de meditação que está sendo praticada.

Meditação na Onda Sonora
Focalize sua completa atenção no centro de seu cérebro onde a glândula pineal está situada. Escute com sua atenção os sons que se apresentam. Após algum tempo, você ouvirá sons de vários tons e notas. No início, você pode somente ouvir o suave silvo do ruído molecular aleatório nos ouvidos, mas com o tempo, os tons definitivos apresentar-se-ão como notas produzidas em um órgão. Este som é percebido diretamente pelo cérebro e pelos corpos sutis dele mesmo, e não através dos órgãos físicos exteriores dos ouvidos. É o som da vibração da energia consciente que corre através do corpo físico à medida que flui e vibra dentro dos corpos sutis.
Você deve focalizar completamente sua atenção no som do tom mais agudo que você pode ouvir, e deixa-se levar a estados de consciência mais e mais elevados; deixe também que o som revele e intensifique a luz espiritual. Quanto melhor sua concentração, mais perceptivo e mais distinto o som se tornará.
Experimente a vibração deste som expandindo-o até que inclua sua cabeça inteira, seu corpo inteiro, e avolume-se expandindo-o pelo espaço ao seu redor. Por este meio, você se sintonizará na música das esferas, e seu ser inteiro transformar-se-á em um receptor e um transmissor do harmonioso ritmo do universo. Quando você abre seus olhos após tal meditação, você pode perceber o seu redor preenchido por luz resplandecente.
No começo, a onda sonora pode aparecer em uma porção localizada da cabeça; muito provável em um dos ouvidos. Você não deve escutar a corrente do som na orelha esquerda porque esta é psiquicamente prejudicial. Escute-a na orelha direita, e tente gradualmente movê-la para o centro e o alto do cérebro. Deste ao centro do vértice, conhecido por Sahasrara Chakra (cuja glândula associada é o corpo pineal), permita que a vibração da corrente do som encha a cabeça inteira e expanda-o então além da cabeça no espaço circunvizinho. Este é um dos métodos clássicos e pode conduzir ao tipo mais elevado de experiência.

Meditação na luz da cabeça
Para praticar esta forma de meditação, feche os seus olhos e observe seu campo de visão interno, focalizando a atenção no ponto central da testa, apenas ligeiramente acima do ponto entre as sobrancelhas. Esta posição é chamada o Centro do Terceiro Olho ou Ajna Chakra. Relaciona-se à faculdade da visão clarividente. O ponto físico da manifestação ou localização para o Ajna Chakra é a glândula pituitária, que é posicionada dentro de uma cunha óssea trás da raiz do nariz.
Quando você fechar seus olhos, olhe firmemente em seu campo de visão interno até que padrões de luz e cores comecem a aparecer. (Isto se realiza com sua atenção e não com os olhos físicos que devem permanecer relaxados.) Quando a maioria das pessoas fecha seus olhos, inicialmente vêem um vácuo preto, mas olhando firmemente este vácuo vários padrões de cores começarão a aparecer. Quando isto acontece, observe-os simplesmente com sua completa atenção, como se você prestasse atenta atenção a um filme. Então focalize periodicamente toda sua atenção dentro do menor ponto que você pode ver no centro de seu campo de visão, e transponha esse ponto. Depois que você fez isto, a luz brilhará outra vez diante do ponto em um novo estouro de energia, e você encontrar-se-á em um padrão mais elevado de vibração ou plano da energia. Com prática continuada desta forma de meditação, você tornar-se-á imerso em um mar resplandecente de luz; e se transformará em um centro do qual o poder espiritual se irradiará.

Concentrando a atenção no Sahasrara Chakra ou no Lótus de Mil Pétalas, situado no alto da cabeça, um meditante experiente pode liberar uma radiação de luz e energia espiritual ainda mais poderosa. (Como é mais trabalhoso para ativar este chakra; o novato pode obter resultados mais imediatos concentrando no Ajna Chakra ou Centro do Terceiro Olho.) O cakra do Sahasrara é o mais elevado; chamado de “Portal do Infinito” e o Brahmarandra ou o agulheiro de Brahma, e é o mais poderoso e espiritual de todos os centros que podem ser despertados no homem (com a possível exceção do Chakra do coração que é considerado por alguns iogues como de equivalente importância). Quando o Sahasrara Chakra é ativado inteiramente em um yogue ou em um santo perfeito, o fogo branco da Kundalini cósmica se ascende até ele e mistura-se com sua própria força levantando a kundalini, e a luz branca da espiritualidade é irradiada por milhas ao seu redor.

Meditação nos Chakras
Focalizando a atenção nas várias posições dentro do corpo, onde os chakras são encontrados, é possível ativar estes chakras e facilitar um fluxo maior de energia entre os planos mais superiores da energia e o corpo sutil, assim liberando uma quantidade considerável de energia espiritual. Existem sete chakras principais no corpo, os quais unem o corpo físico aos sutis corpos de energia.
Os chakras são vórtices de energia que agem como mecanismos para a absorção e radiação da energia espiritual. No corpo físico, relacionam-se às glândulas endócrinas e aos principais centros nervosos. No corpo etérico, são como rodas com pétalas de flor que são criadas por uma espécie de efeito estroboscópico de energia giratória. As flores etéreas do chakra estão conectadas por uma espécie de talo em forma de funil ao plexus da glândula ou nervo a que pertencem. No corpo astral, os chakras aparecem como redemoinho de energia, como os vórtices em um córrego ou como em uma pia da água quan
do o tampão é retirado. No corpo mental, aparecem como linhas convergente de luz.
O Muladara Chakra situa-se na base do espinha e é o assento da roda do fogo da Kundalini, que quando despertado nos estágios avançados do yoga, ascende acima através do centro da coluna e ativa o chakra mais elevado no córtex cerebral, chamado Sahasrara Chakra.


O chakra seguinte é chamado de Centro Sacro ou Svadhisthana Chakra. Relaciona-se às glândulas adrenais e está relacionado com a absorção da vitalidade prânica, que está no ar. O ar absorve esta energia da radiação solar. Parece haver algumas diferenças de opinião entre vários textos a respeito de se é o Muladara Chakra ou Svadhisthana Chakra que se relaciona mais diretamente às funções sexuais. Após o Svadhisthana Chakra, vêm o Manipura ou o centro do plexus solar que se relaciona às funções de vitalidade digestiva, dos desejos e das emoções do sentimento astral.


Em seguida, em ordem ascendente está o Anahata ou o Chakra do coração, que se relacionam à fonte da energia espiritual e às emoções mais elevadas do amor, do altruísmo e da benevolência.
O chakra seguinte é o Vishuddha ou o Chakra da garganta, que é relacionados à glândula tiróide e com 
o poder do discurso e se relacionam ao mantra yoga e à capacidade para a criatividade artística. Este centro é ativado por meio do canto.
Em seguida nós temos o Ajna Chakra, que está situado na testa, apenas ligeiramente acima e entre as sobrancelhas.
Relaciona-se à glândula pituitária e às áreas subcortical do cérebro. O Ajna Chakra tem haver com as faculdades mais elevadas da mente, como a clarividência, o pensamento científico e racional e a disposição ao filosófico. O desenvolvimento deste chakra desperta a habilidade para ver e regular as forças astrais e mentais do nível suprafísico.
Acima do Ajna está o Sahasrara Chakra ou o Lótus de Mil Pétalas, que está relacionado à glândula pineal e ao córtex cerebral. Ele está situado no alto da cabeça. Relaciona-se com as ondas sonoras e à faculdade da audição clarividente, e é o mais espiritual de todos os chakras. Quando este chakra é desenvolvido inteiramente, a união com a Consciência Divina é possível, e a iluminação ocorre.
Focalizando a atenção em qualquer dos chakras, as ondas mais sutis da concentração consciente nessa região ativam esse chakra e aumentam o fluxo da energia nele, fazendo possível uma entrada consciente nos planos suprafísico da energia. A meditação nos primeiros três chakras, a saber, o Muladara Chakra, o Sacro ou Svadhisthana Chakra e o plexus solar ou Manipura Chakra não é recomendado porque este pode despertar as mais baixas emoções e paixões sexuais. Isto pode permitir a entrada às influências astrais indesejáveis e causar o desequilíbrio psicológico. É melhor trabalhar com o centro do coração, o Ajna Chakra, e o Sahasrara Chakra porque estes são os mais diretamente relacionados com a Superconsciência; e quando despertados, desenvolverão automaticamente os chakras mais baixos, mudando o contrapeso glandular do corpo e circulando forças prânicas novas através dos canais da energia ou dos nódulos do corpo etérico além de purificar e fortalecer os corpos astrais e mentais.
Os hormônios que a glândula pituitária segrega, regula as outras glândulas no corpo incluindo a glândula do timo, as glândulas das tiróides, as glândulas adrenais e as glândulas sexuais, tanto quanto outras glândulas. Uma vez que a glândula pituitária é inteiramente ativada pelo desenvolvimento do Ajna Chakra, todas glândulas restantes são conduzidas a um balanceamento químico apropriado, ajudando assim desenvolver e elevar corretamente todo o padrão vibratório dos chakras mais baixos.
Na Kundalini Yoga, uma prática avançada da yoga, a concentração é feita no Muladara Chakra, na base da coluna, a fim despertar o fogo da Kundalini e trazê-lo através do centro da espinha dorsal para ativar o chakra mais elevado, o Sahasrara, no alto da cabeça. Se, entretanto, o fogo de Kundalini for despertado prematuramente e não dirigido corretamente, grandes danos podem ser provocados ao sistema nervoso e ao corpo etérico. Se a força da Kundalini não for dirigida corretamente para cima, pode reverter para baixo causando o desejo e a perversão sexual anormal. Conseqüentemente, despertar a Kundalini deve somente ser feito em estágios avançados da yoga, quando uma grande purificação dos corpos sutis ocorreu e o controle da alma sobre a personalidade está bem estabelecido.

A Combinação do Mantra yoga e Meditação
Quando cantamos o Om ou outros mantras, é possível ativar vários chakras. Ao cantar com ritmos variados, você fará diferentes tecidos no corpo vibrar, estimulando assim os centros nervosos e os centros glandulares, e ativando os chakras associados à eles. Com um pouco de experiência, você perceberá que tons ou notas vibram determinadas partes do corpo e chakras. Quando isto for assegurado, então cante plenamente enquanto medita no chakra que você deseja ativar.
As ondas sonoras formam padrões de vibração na atmosfera etérea, astral e mental, e você pode desenvolver a habilidade de vê-las. São multicoloridas, muito intricadas e bonitas, às vezes formam padrões geométricos e criam mandalas feitas de linhas de luz. A música terá um efeito similar. Apenas escute a música durante uma sessão enteógena, enquanto observa a luz interna com o Ajna Chakra ou centro do terceiro olho. Então, prestes atenção nas mudanças de padrões da cores desenvolvidos pela música. A música clássica hindu com os ragas são especialmente boas para este propósito.

Meditação no Princípio “Eu Sou”
Na prática desta forma de meditação, a consciência é levada a se posicionar sobre si mesma. Quando corretamente praticada, esta é a forma mais poderosa e mais elevada de meditação. Ao focalizar no Chakra do coração ou no Sahasrara Chakra, no topo da cabeça, ponha sua atenção na própria atenção. Se aparecer distrações na forma de pensamentos e percepções de natureza específica, então concentre imediatamente sua atenção sobre essa consciência a qual experimenta estes pensamentos e percepções. Inclusive a manifestação de luzes espirituais e ondas sonoras devem ser tratadas igualmente desta maneira. Os presentes sons e luzes são meramente manifestações sutis da consciência pura sobre o objeto de sua meditação. Quanto mais você mantém sua atenção constante na concentração de si mesmo, mais luzes, fluxo de sons, sensações elétricas no corpo, sensação de força magnética, levitação, etc., manifestar-se-ão automaticamente. Se, entretanto, você permitir que sua atenção se torne dispersa por algumas destas distrações, você estará sujeito às limitações das coisas pela qual você foi distraído; o foco sobre a consciência pura será interrompido, de modo que todas as coisas que são os nuances sutis decorrentes do foco da consciência pura, possivelmente incluindo aí as manifestações psíquicas que distraem sua atenção, também cessarão. Busquem primeiramente o reino da consciência pura e toda as outras manifestações psíquicas lhes serão acrescentadas.
Colocar a atenção na própria atenção de si mesmo pode ser feito em qualquer lugar do espaço, visto que a consciência pura, que é igual a Deus, é um princípio Onipresente.
No começo, será mais fácil fazer isto em um dos chakras, preferivelmente o Chakra do coração ou o Sahasrara, o centro da cabeça.

O Ajna Chakra ou Centro do Terceiro Olho, situado na testa, pode também ser usado com bons resultados, mas é melhor usar o Sahasrara Chakra, se você puder ativá-lo.
Com a prática desta forma de meditação, sua consciência pura experimentará a si mesma como um mar flamejante de luz branca, que se estende em infinitas direções. A consciência pura de si próprio é cristalina e incolor, mas produz a luz branca que é a presença simultânea de todas as cores, que são os específicos padrões mais sutis dos nuances vibracionais, que a consciência pura pode gerar.
Colocar a atenção na própria atenção de si mesma, em um chakra específico, produz uma determinada condição nesse chakra, em que sua estrutura vibracional torna-se harmônica e geometricamente alinhada em todos os seus planos de manifestação ou escalas de vibração. Isto gera pontos comuns no plano interior do centro da estrutura do chakra. As vibrações de diferentes freqüências e de diferentes comprimentos de ondas começam e terminam juntas todas neste ponto central comum. Isto é possível pelo fato de que os diferentes comprimento de ondas das várias vibrações e todas suas freqüências se correlacionam por padrões matemáticos exatos, como as notas em uma escala musical. Qualquer vibração que se encontre defasada em termos de sua distribuição espacial ou padrão vibratório é automaticamente cancelada pela interferência de outras ondas com pontos de interseção comum. Onde diversos comprimentos de onda, curtas e longas, começam e terminam seus ciclos em sintonia, é possível fluir entre as dimensões e experimentar os níveis espirituais mais elevadas de vibração e aproximação com o Átman, que se move em uma velocidade infinita. Nestes pontos de intersecção, o intercâmbio de energia de uma oitava ou de um plano a outro, tornam-se também possível, permitindo um fluxo de energia das dimensões mais elevadas às dimensões mais inferiores. Assim, uma transmutação daqueles padrões de vibração que existem nas dimensões mais inferiores tornam-se possível aos planos mais elevados. A alma pode então controlar a estrutura da personalidade, fazendo lhe um adequado instrumento da expressão espiritual, nos casos dos homens. Esta forma de meditação desenvolve concentração dirigida a um único ponto. Desde que o uso dos enteógenos estimula o fluxo de uma quantidade grande de energia de uns planos mais elevados aos planos mais inferiores, todos os pensamentos e padrões de emoções, criados durante uma sessão com enteógenos, são fortemente impressos e possuem uma grande quantidade de energia incorporada em sua estrutura vibracional. Estes pensamento e padrões emocionais agem então como poderosos fatores de condicionamento inconsciente em nossas vidas cotidianas. É, portanto, da maior importância que as impressões feitas durante uma sessão psicodélica sejam do tipo construtivo. Manter o controle da atenção pode assegurar isto.

Nesta consideração final, eu gostaria de dar alguns conselhos. Tente não focalizar demasiado rápido a atenção de uma coisa à outra. Permaneça com um pensamento ou um processo de meditação até que esteja completo.
Não entre em pânico se visões ou alucinações atemorizantes ocorrerem. O medo lhe fará ficar ainda mais concentrado nele mesmo, e assim o alimentará com o poder de sua atenção. Permaneça contemplando e coloque sua atenção nessa consciência interna, a qual está experimentando as alucinações. Lembre-se a todo o momento que Deus existe em você na forma de seu próprio poder de atenção e que esse poder, quando corretamente dirigido, controlará todas as forças inferiores.
Alguns investigadores acreditam que os enteógenos estimulam o processo do secreção das glândulas pineal e pituitária, que são conhecidas pelos iogues e pelos ocultistas como relacionadas aos chakras Sahasrara e Ajna (que são também chamados de Lótus de Mil pétalas e o Centro do Terceiro Olho). Esta estimulação aumenta o fluxo da energia entre o corpo etérico e o corpo físico. Pode ser que esses enteógenos colocam as células do corpo físico sob pressão, de modo que estas tenham que aumentar ainda mais suas atividades para superar o estresse. Quando as células aumentam sua atividade, seus padões vibratórios aumentam, pondo-as assim em ressonância harmônica com os padrões mais elevadas da vibração dos sutis planos suprafísico da energia. Este processo torna possível a expressão de um nível mais elevado de consciência através do sistema glandular, do cérebro e do sistema nervoso.
A atividade celular física aumentada requer mais trabalho e atividade no corpo etérico para manter a atividade incrementada no corpo físico. O padrão vibracional do corpo etérico ao ser assim aumentado, requer uma atividade incrementada no corpo astral para este se manter harmonicamente sintonizado com o corpo etérico. Este aumento do padrão do corpo astral requer uma atividade incrementada e elevação do padrão vibracional do corpo mental. E isto por sua vez, sintoniza ainda mais o corpo mental dentro do poder, do amor e sabedoria da alma. Assim, uma sintonia do ser total com todos os planos é facilitada, e uma troca mais rápida de impressões e de energia do nível padrão entre os vários oitavos ou planos da energia ocorre.
Também pode ser que os enteógenos tenham uma estrutura química tal que estejam perfeitamente em ressonância com os nuances mais sutis de determinadas freqüências chaves dos planos mais elevados e podem, conseqüentemente, agir como um ponto de entrada para a reflexão destas vibrações no corpo físico. Conseqüentemente, proporcionariam a criação de pontos de intersecções na estrutura vibratória das diversas dimensões.
Não só o amor, a sabedoria e o poder da alma são atraídos para revelar-se na personalidade viva, se não também a sutil organização do corpo físico, os corpos etérico, astral e mentais, que foram produzidos pelo processo evolucionário, são harmonicamente refletidos e preservados na alma. Enquanto o corpo físico é o menos permanente, o mais denso e composto de substância do plano mais inferior, está, em termos da evolutivos, mais novo e mais altamente organizado em termos de estrutura. Conseqüentemente, uma réplica completa deste, feita de substância da energia dos planos sutis, é um ganho evolucionário para a alma e corpos sutis. Quando o corpo físico é suficientemente vivificado pelo fluxo da energia proveniente das dimensões mais elevadas, começa a ser criado reflexões mais elevadas nos nuances da substância akáshica ou da energia dos planos mais elevados, e, portanto, seu padrão é preservado, e se torna imortal.


Conseqüentemente, quando corretamente usados, os enteógenos ajudam acelerar o processo evolutivo. Quando o homem estiver evoluído ao estágio de super-homem, ele poderá, sob a direção da mente superconsciente, de acordo com a vontade de Deus como se manifesta na evolução, fazer parte integrante do modelamento e da direção da evolução dos reinos mineral, vegetal e animal. Inclusive hoje, suas vibrações afetam intimamente para melhor ou pior, estes reinos da natureza.




* Este artigo foi publicado originalmente sem direitos autorais como um conjunto de folhas mimeografadas durante final dos anos sessenta, e foi distribuído livremente de forma limitada, provavelmente em São Francisco. Sinta-se livre para fazer cópias deste artigo e para distribui-lo àqueles interessados em manter esta informação viva, caso contrário a mesma desaparecerá no esquecimento.

[intitulado originalmente “Yoga Psicodélico”; editado para incorporar as palavras “enteógenos” e “psicoativos”. Fevereiro 99 - CSP].

[Reeditado por Ramesh em 2007 para tradução ao português a partir da versão em espanhol de Sebastián – Argentina, e da versão em inglês, e ainda incorporar imagens.]
           www.youtube.com/ramesh1954 - e-mail: ronaldorbraga.braga@gmail.com.

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