23/08/2008

ABORDAGEM SUBJETIVA ATRAVÉS DE UM AJUSTAMENTO OBJETIVO

À proporção que a esfera do conhecimento aumenta, muitos segredos do mundo deixam de ser segredo. O Yoga é um desses segredos. É um culto, e, pela prática desse culto, a pessoa entra em contato com os fatores causais de muitos segredos. Há cerca de 7000 anos, um grande iogue, Sada’shiva, sistematizou diferentes ramos do Yoga. A sua esposa, Pa’rvatii, também era uma yoguini e, para o bem-estar de toda a sociedade humana, o Senhor Shiva e Pa’rvatii deram tudo de si para criar um culto prático. As questões formuladas por Párvatii a Shiva e as repostas dadas por Ele formam conjuntamente os Shastras. Agora, muitas questões importantes da mente humana foram feitas a Shiva. Estas perguntas, isto é, a parte que diz respeito às perguntas é conhecida como Nigama; e a parte que diz respeito às respostas, como Ágama. O nome que engloba os dois, Nigama e Ágama, é Tantra.
Uma vez Párvatii perguntou a Shiva: “Oh, Senhor! Para muitas obrigações, muitas responsabilidades existe um mínimo de qualificações prescritas; para um determinado trabalho, certas qualificações são necessárias. Assim, para alcançar a salvação, qual é a qualificação mínima?” Shiva disse que a qualificação mínima para alcançar a salvação é apenas possuir um corpo e uma mente humana. Isto é suficiente. Não há barreiras raciais, ou de cor, ou de lugar, ou barreiras de qualquer tipo. Ele disse:

“A’tmajina’namidam’ devi Param’ Moks’aaekasa’dhanam,
Sukrtaerm’navo Bhu’tva’ Jina’niice Moks’ama’pnuya’t.”
“Para alcançar a salvação é preciso conhecer a si mesmo; e, ao conhecer a si mesmo, atinge-se a salvação.”

Agora, vejamos o que é conhecimento e o que é autoconhecimento. O que é auto-realização? A mente humana possui três tipos de movimento. O primeiro é a projeção extro-interna, quer dizer, o objeto externo move-se para o âmbito interno da existência. O segundo tipo é a projeção intro-externa. Neste, o sentimento surge do âmbito interno e é expresso no mundo físico. E o terceiro é o movimento da mente em direção ao espirito.
Geralmente, “conhecer” significa a subjetivação da objetividade externa. Quando o objeto externo se unifica à porção objetiva da mente – o que ocorre na câmara objetiva da mente – chama-se a isso de conhecimento ou capacidade cognitiva. E o que é autoconhecimento ou auto-realização? Neste caso, a mente conhece o espírito, isto é o movimento da mente é em direção ao espírito. Agora, como pode a mente conhecer o espírito, quando o Espírito Supremo, o Parama Pitá, a Entidade Suprema, é a Entidade Onisciente, a única Entidade Onisciente deste mundo? O Ser Supremo, Parama Purusá, é onisciente. Ele não apenas vê o que você está contemplando e quais as ondas de pensamento de sua mente. Ele é onisciente, e você é o objeto d’Ele. Ele vê o que você faz. Ele é o sujeito, e você é o objeto. Come pode, então, a mente conhecê-Lo? Quer dizer, como pode a mente ser o sujeito e Ele o objeto? Ele vê a sua mente. Como pode a sua mente vê-lo? Como pode a sua mente aceitá-Lo como objeto e ser o sujeito? Aí está o segredo d’Ele. Qual é o segredo? Isto é, o que quer que você esteja fazendo, o que quer você esteja pensando, você deve sempre se lembrar de que suas ações, seus pensamentos estão sendo testemunhados por Ele. Se você lembrar disso, Ele permanece como o sujeito e você como o objeto.
Mas, o que acontece? Por você estar sempre pensando em Parama Purusá, Ele indiretamente também se torna o objeto, embora, na verdade, Ele seja o sujeito e você o objeto, já que Ele é a Entidade que tudo testemunha. Esta é uma política inteligente do devoto. Os devotos são muito inteligentes, não apenas inteligentes mas também muito espertos. Devido às suas mentes desenvolvidas, às suas mentes e aos seus intelectos elevados ao mais alto grau, eles trazem a Entidade Suprema para dentro da periferia de suas mentes. Portanto, o caminho da devoção ou o caminho da espiritualidade é para aqueles que são extremamente inteligentes ou espertos. Aqueles que pensam que Parama Purusá não os está vendo são os mais tolos dos tolos.
O Senhor Shiva disse que a mínima qualificação é uma mente e um corpo humanos, e com a ajuda deles qualquer um pode alcançar a salvação. As pessoas podem entrar em contato com Ele, porque é somente a mente humana que pode pensar que Parama Purusá está testemunhando todas as Suas atividades e todos os Seus pensamentos. Quando a pessoa se estabelece nessa posição, se diz que ela alcançou a salvação.
Existem tantos seres criados. Estes fatores qüinqüelementares do mundo – ar, água, terra etc. – também são criações cósmicas, porém suas mentes estão em uma condição inerte. Elas não podem funcionar independentemente. No caso dos protozoários, existe a mente, mas ela é guiada por instintos inatos. No caso das plantas, existe a mente, mas também é guiada por instintos inatos. Não há neles o pensamento independente. No caso dos animais, no caso dos metazoários, há o instinto inato, mas não o pensamento individual. Mas no caso dos metazoários desenvolvidos, dos animais desenvolvidos, existe um pouco de mente independente, e, entre estes metazoários desenvolvidos, aqueles que entram em contato com os seres humanos, como resultado de choques e coesões no mundo intelectual e na estrutura intercelular, suas mente se desenvolvem um pouco mais, como os cães, os macacos etc. Eles possuem um mente mais desenvolvida por estarem em contato íntimo com os seres humanos. Porém, no caso dos seres humanos, a mente se torna altamente desenvolvida, e, com essa mente desenvolvida, uma pessoa pode sentir que, o que quer que ela faça, o que quer que ela pense está sempre sendo testemunhada por Parama Purusá. Ninguém pode fazer nada secretamente. Agora, todas as coisas são criações do Pai Supremo, porém, na fase da introversão [Prati-Saincara
[1]], como resultado de choques e coesões, a mente se desenvolve, e o estágio do homem, dos seres humanos, é o mais desenvolvido no processo da introversão. Portanto, os seres humanos são abençoados, porque eles podem sentir o charme, o amor e a existência todo-abrangente do Senhor Supremo.
Vocês todos são seres humanos. Vocês todos são humanos dignos. Esqueçam todas as tendências fissíparas que algumas vezes funcionam dentro da mente humana. Lembrem-se: vocês são as crianças amadas de Parama Purusá, e sua Meta é Parama Purusá. O seu objetivo é a Entidade Suprema. Sua abordagem subjetiva através de um ajustamento objetivo. O movimento de vocês é em direção à Entidade Suprema. Todavia, enquanto seguem em direção à Entidade Suprema, vocês têm que fazer todas as suas atividades mundanas nas esferas sociais, econômicas e outras mais. Isto é, as suas mãos devem cuidar das obrigações mundanas, enquanto a mente deve se conduzir em direção à Entidade Suprema.
(P.R. Sarkar - A.V.M. Parte XII – Kingston, 21/09/1979)
[1] N.T.: O fluxo da Consciência Cósmica (Parama Purusá) se desenvolve em duas fases contrárias uma à outra. Na primeira fase, chamada de Saincara, também definida como fase da extroversão, a Consciência é crudificada pelo Princípio Operativo Supremo (Prakrti) até o estado sólido. Na segunda, chamada de Prati-Saincara, ou fase da introversão, a Consciência solidificada, através de choques e coesões, se desenvolve de volta ao estado original, passando pelos reinos vegetal, animal e humano, até alcançar a união com a Entidade Suprema. Este é o chamado fluxo de Bramacakra (círculo de Deus).

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