30/06/2011

SUPERSTIÇÃO, PECADO E DOGMA

O significado da prática espiritual é olhar cada ser humano, cada objeto desse universo, como uma entidade  integral. Colocar em perigo a unidade da raça humana  criando facções não é o objetivo  da espiritualidade (dharma). Aqueles  que  encorajam interesses escusos sobrevivem  graças a fraqueza  mental da humanidade  e de  suas desavenças; é  por  isso que eles se amedrontam com adifusão dos ideais da espiritualidade e se  opõe à eles por  meios imorais, tais  como  calúnias, propaganda  enganosa e    falsidades. A  humanidade não deve se  intimidar por isso. Deve marchar adiante.  Tenha  em mente que  inúmeros  são os  empecilhos  no  caminho  da retidão, e  continuar  a luta contra  os  mesmos  é  prática  espiritual.
                                                     (Ánanda    Vánii,    Maio    1957)


Superstições    de    qualquer    tipo    –    social,    psíquica    ou    espiritual    –    influenciam    a    mente    a    tal    ponto    que    ela,    devido    a    sua    ansiedade,    faz    a    pessoa    cometer    más    ações.    Superstições    espirituais    como    paraíso,    inferno,    e    medo    de    Deus    fazem    as    pessoas    perderem    seu    equilíbrio    mental.    As    práticas    espirituais    devem    ser    científicas,    sistemáticas    e    baseadas    na    racionalidade.    Medo    e    superstição    não    devem    fazer    parte    delas.   
                                ("Tattvika    Praveshika")

O    paraíso    é    o    estado    mental    de    uma    pessoa    engajada    em    atos    virtuosos,    e    a    mente    de    um    pecador,    desembestada    num    frenesi    selvagem,    é    o    inferno.
                                (Human    Society    I)

Satanás    não    tem    os    atributos    do    Absoluto;    ele    nada    mais    é    do    que    a    mente    humana    impulsionada    por    tendências    depravadoras.    Se    essas    tendências    são    desviadas    de    forma    apropriada,    elas    deixam    de    existir.    Está    em    você    o    poder    de    matar    esse    Satanás.   
                                  (Great    Universe)

Existem    muitos    que    recorrem    a    rituais,    oferecem    sacrifícios,    buscam    conselhos    de    astrólogos    e    tentam    mitigar    aquilo    que    eles    acreditam    ser    a    influência    malévola    dos    planetas    no    seu    destino,    ou    usar    vários    tipos    de    gemas    com    esse    fim.    Tais    pessoas    estão    cegas    pela    ignorância    e    superstição.    Suas    crenças    são    falaciosas    porque    nenhum    agente,    humano    ou    extra    humano,    pode    alterar    a    lei    da    natureza    e    interromper    o    curso    da    ação    e    reação.
                                 (Supreme    Expression    I)

Oração    é    algo    que    ridiculariza    o    Ser    Supremo,    ou    Deus.    A    prece    é    um    pedido    solene    endereçado    ao    Supremo    por    algumas    benesses.    Pensando    racionalmente,    não    será    que    a    tentativa    de    despertar    em    Deus    o    desejo    de    satisfazer    suas    necessidades    parece    como    um    lembrete    para    que    Ele    lhe    dê    algo    que    Ele    mesmo    lhe    privou?    Isso,    na    verdade,    lança    uma    difamação    Nele,    na    Sua    lei    e    no    Seu    senso    de    distribuição    de    Suas    dádivas    e    benções.    É    uma    insinuação,    pedindo    a    Ele    que    reverta    Sua    lei    e    interrompa    o    processo    de    reação    à    sua    ação,    que    deve    ter    mantido    você    privado    daquilo    que    você    agora    quer.    A    lei    de    Deus    é    imutável,    e    rezar    para    Ele    mudar    isso    é    uma    perda    de    tempo.   
Hinos    de    louvor    a    Deus    caem    na    mesma    categoria.    São    igualmente    ineficazes    e    são    um    mero    desperdício    de    tempo.    Louvar    a    Deus    é    equivalente    a    bajulação,    e    prece    equivalente    a    mendicância.
Devoção    a    Deus    cai    numa    categoria    totalmente    diferente.    É    a    contemplação    da    Consciência    Cósmica    onipresente,    e    ajuda    o    devoto    na    obtenção    da    liberação    das    amarras    e    na    fusão    com    a    Realidade    Última.    O    propósito    da    devoção    é    o    de    condicionar    a    mente    de    que    ela    é    sutil    e    não    grosseira,    que    é    um    reflexo    da    Consciência    Cósmica.    Aqueles    que    já    leram    Psicanálise,    e    compreendem    a    eficiência    da    auto-sugestão,    irão    apreciar    a    motivação    interna    e    a    eficácia    da    contemplação.    Os    verdadeiros    devotos    não    bajulam    o    Ser    Supremo;    eles    não    pedem    quaisquer    favores.    A    tendência    dos    devotos    é    meramente    lembrar    suas    mentes    da    meta    última,    até    que    todo    seu    corpo,    mente    e    alma,    se    esforcem    pela    emancipação    das    influências    degradantes    que    os    circundam.
                                    (Supreme    Expression    I)   

A    melhor    prece    é,    portanto,    “Ó    Senhor!    Faça    o    que    quer    que    você    ache    que    é    mais    apropriado    para    mim.    Eu    não    sei    em    que    direção    fica    o    meu    bem    –    Você    sabe”.    Houve    certa    vez    um    demônio    que    orou    para    que    ele    nunca    morresse    nem    durante    o    dia    nem    durante    a    noite.    Deus    atendeu    sua    prece,    e    ele    morreu    ao    pôr    do    sol!    Não    seja    tolo    assim.    No    momento    em    que    você    ora,    você    não    está    entregando,    já    que    você    está    pedindo    algo    para    si    -    você    já    está    cuidando    de    si    mesmo.
                                   (A    Graça    de    Baba)   

Alto    ou    baixo,    elevado    ou    degradado,    todos    são    iguais    para    o    Ser    Supremo    porque    o    céu    é    Sua    criação    e    o    inferno    é    Sua    criação.    Se    dissermos    que    Ele    está    somente    no    céu    não    será    correto,    pois    Ele    está    no    inferno    também.    Seus    filhos,    Suas    filhas    jamais    estão    sós;    Ele    está    com    vocês    até    mesmo    no    inferno.   
O    que    você    deve    fazer?    Você    deve    sempre    se    lembrar    que    você    é    o(a)    filho(a)    de    um    Grande    Ser.    Não    pense    que    é    um(a)    pecador(a),    que    é    degradada.    Se    pensar    que    é    um(a)    pecador(a),    está    meditando    no    pecado.    E    quando    o    pecado    torna-se    o    objeto    da    sua    meditação,    você    realmente    se    tornará    um(a)    pecador(a),    por    que    se    torna    exatamente    como    seu    objeto    de    ideação,    de    meditação.    Se    você    sempre    meditar    no    pecado,    “Eu    sou    um(a)    pecador(a)...Eu    sou    um(a)    pecador(a)...”    você    na    verdade    vai    se    tornar    um(a)    pecador(a).    A    abordagem    psicológica    é    esquecer-se    disso,    mesmo    que    você    seja    um(a)    pecador(a).
Você    deve    pensar,    “Eu    sou    uma    criança    de    um    Grande    Ser”.    E,    assim,    você    está    meditando    nele.    E    certamente    chegará    o    dia    quando    você    se    tornará    um(a)    com    Ele.    Você    deve    dizer,    “Eu    sou    Sua    criança...    Eu    sou    Sua    criança...    Eu    sou    Sua    criança...    Ó    Senhor,    ponha-me    no    seu    colo,    eu    sou    Sua    criança,    eu    Sou    sua    criança...”    Essa    deveria    ser    a    abordagem.    Você    deve    esquecer    aquilo    que    você    não    quer.
                                  (Discurso    nas    Filipinas,    1969)

Virtude    e    vício    são    entidades    temporais.    Essas    coisas    não    têm    nada    a    ver    com    o    seu    relacionamento    com    o    Supremo.    Suponha    que    alguns    meninos    estejam    andando    ao    longo    de    uma    estrada,    e    um    deles    cai    no    bueiro.    Suas    roupas    e    o    seu    corpo    ficam    sujos.    Outras    pessoas,    transeuntes,    rirão    dele,    mas    quando    o    pai    desse    menino    o    vê    naquela    condição,    o    que    fará?    Rirá    do    seu    próprio    filho?    Não,    não,    não.    O    que    fará?    Ele    mesmo    entrará    no    bueiro,    colocará    seu    menino    no    colo,    limpará    suas    roupas,    limpará    seu    corpo    e    depois    disso    dirá,    “Meu    menino,    ande    com    cuidado”.    Pecadores    são    exatamente    como    esse    menino    no    bueiro.    Está    claro?   
                                  (Discurso    nas    Filipinas,    1969)   

Agora,    a    Consciência    Suprema    tem    duas    imperfeições.    Uma    é    que    Ela    não    pode    criar    uma    segunda    Consciência    Suprema:    o    Supremo    é    sempre    um.    A    segunda    imperfeição    é    que    Ela    não    consegue    odiar    ninguém.    Suponha    que    você    não    goste    de    alguém;    você    dirá,    “Eu    não    quero    ver    a    sua    cara,    eu    odeio    você!    Saia!    Saia!”    Mas    a    Consciência    Suprema    não    consegue    odiar    ninguém.    Suponha    que    Ela    te    odeie    –    se    Ela    disser    “Saia”!    então    você    A    desafiará,    “Ó    Consciência    Suprema,    Você    está    em    todo    lugar    e    me    ordena    para    sair?    –    Para    onde    irei?    Tudo    que    existe    está    dentro    de    Você    e,    quando    Você    diz    para    sair,    para    onde    irei?    Então,    ou    mude    Seu    nome    ou    retire    a    Sua    ordem”.    Assim,    a    Consciência    Suprema    não    consegue    odiar    nem    mesmo    uma    pessoa    má,    uma    vez    que    todos    são    suas    criaturas.    Suponha    que    na    sua    mente    você    criou    um    ébrio,    um    homem    ruim.    Você    será    capaz    de    odiá-lo?    Uma    vez    que    ele    está    dentro    da    sua    mente,    você    não    poderá    odiá-lo.    Portanto,    o    Supremo    não    pode    odiar.
                    (Discurso    em    Taipei,    Taiwan,    agosto    1979)

O    que    é    dogma?    Dogma    é    uma    idéia    com    uma    fronteira    rígida,    que    não    lhe    permite    ir    além    da    periferia    daquele    limite.    Por    isso,    dogma    vai    contra    o    espírito    fundamental    da    mente    humana.    A    mente    humana    não    tolerará    nada    rígido.    Ela    quer    movimento    –    não    apenas    movimento,    mas    movimento    acelerado.    Então,    você    deve    lutar    contra    a    influência    de    dogmas.   
Foi    devido    a    esses    dogmas    que    a    sociedade    humana    não    conseguiu    progredir    apropriadamente.    Hoje,    embora    haja    progresso    intelectual,    há    uma    crise    na    civilização.    Por    que?    Porque    a    existência    humana    tem    se    colocado    em    perigo    por    causa    de    dogmas.    Os    seres    humanos    querem    progresso    psíquico    sem    impedimentos,    progresso    intelectual    sem    obstáculos.    Mas    alguns    dogmas    estão    tentando    devorá-los.    O    comunismo    é    um    deles.    O    comunismo    não    permite    que    se    pense    além    de    sua    periferia.    Então,    é    o    dever    de    todos    os    intelectuais    tornar    as    pessoas    conscientes    da    influência    devoradora    dos    dogmas.   
                                 ("Prajna    Bharati",    agosto    1980) 

O    verdadeiro    conhecimento    é    conhecer-se    a    si    mesmo.    Vocês    sabem,    existem    certas    filosofias    defeituosas    no    mundo    que    mantêm    que    o    mundo    da    matéria    é    tudo.    Quando    a    matéria    torna-se    tudo    então    a    matéria    torna-se    a    meta    da    vida.    E    a    existência    humana,    a    consciência    humana,    se    tornará    como    terra    e    pedra.    Karl    Marx    pregou    essa    filosofia    defeituosa.    Vocês    devem    manter    suas    mentes    livres    das    amarras    e    dos    grilhões    de    tais    filosofias    defeituosas    por    que    são    anti-humanas,    moralmente    anti-humanas.    São    extremamente    prejudiciais    à    existência    humana    e    ao    desenvolvimento    humano.    
(Discurso    em    Taipei,    Taiwan,    agosto    1979) 
  
A    espiritualidade    não    é    um    ideal    utópico,    mas    uma    filosofia    prática,    que    pode    ser    praticada    e    realizada    no    dia    a    dia.    Espiritualidade    significa    evolução    e    elevação,    e    não    superstição    e    pessimismo.    Todas    as    tendências    divisoras    e    filosofias    de    clã    e    de    grupo,    que    criam    grilhões    de    estreiteza    mental,    não    são    conectadas    com    espiritualidade    e    devem    ser    desencorajadas.    Somente    aquilo    que    leva    à    expansão    de    visão    deve    ser    aceito.    Espiritualidade    não    reconhece    nenhuma    distinção    não    natural    ou    diferenciações    feitas    entre    seres    humanos;    ela    significa    universalidade.
(Supreme    Expression I)

Espiritualidade    não    conhece    barreiras    ocupacionais.    É    universal.    É    transcendental.    Não    é    reservada    para    pessoas    negras    ou    brancas,    ricas    ou    pobres.    É    a    dadiva    divina    de    Deus    para    todas    as    Suas    crianças.    Espiritualidade    (dharma)    é    toda    abrangente.    É    o    direito    de    nascimento    de    todas    as    pessoas.
(Supreme    Expression    I)
Os  Pensamentos de  P.R.Sarkar