20/07/2011

BENEFÍCIOS DO YOGA E DA MEDITAÇÃO

Hoje em dia, o mundo está cheio de nervosismo e a tensão mental. As pessoas estão todo o tempo correndo, e nunca acham tempo para fazer todas as coisas que planejaram. A velocidade e atividade do mundo moderno é algo muito espantoso. Um foco incorreto pode danificar nossa mente sensitiva e o sistema nervoso. Para combater efetivamente o nervosismo e a tensão causandos pela vida nesse ambiente cada vez mais exigente, é necessário que as pessoas adquiram um entendimento e um controle mais profundos sobre a mente humana. A meditação é o processo pelo qual nós podemos controlar o fluxo inquieto de nossas mentes. É comum se pensar que seja só sentar quieto, refletindo, analisando ou apenas pensando sobre um argumento, um verso ou oração em particular; ou contemplando e sentindo a natureza; ou estar consciente nas ações e no presente; mas nenhum desses sentidos condiz com o verdadeiro significado iogue da meditação.
     

Na terminologia iogue, a meditação é chamada de “dhyana”, o que quer dizer “fluxo da mente”. É um estado puro em que a mente da pessoa está fluindo suavemente em direção ao pensamento da Consciência Cósmica. É um método de acalmar a mente e fazer o indivíduo mais consciente de sua natureza interior. Ele dá à pessoa um relacionamento seguro consigo mesma, que proporciona uma base sólida para se lidar com qualquer coisa na vida, problemas ou o que seja. Ele dá à pessoa uma paz interior, o que é um recurso muito precioso nesta era agitada. E, mais importante, a meditação é um caminho para a realização espiritual.

Experimentos científicos mostraram que a resposta do organismo humano à meditação é exatamente o oposto de sua reação ao estresse: ela acalma o sistema nervoso central, diminui os batimentos cardíacos, diminui a pressão do sangue em até 20%, e diminui a respiração para menos da metade de sua frequência normal. Houveram alguns estudos até mesmo em ambientes de trabalho. Em uma grande empresa ocidental, as pessoas praticaram técnicas de meditação duas vezes por dia. Isto resultou em benefícios tremendos – a meditação influenciou todos os aspectos de suas vidas. Depois de apenas cinco meses e meio de meditação, elas relataram uma diminuição de depressão, hostilidade e estresse, menos irritabilidade, e o desaparecimento de disfunções psicossomáticas como resfriados, dores de cabeça e sonolência. Devido a isso, as faltas no trabalho foram muito reduzidas. O benefício mais frequentemente relatado foi a habilidade de pensar com clareza. Aqueles que praticaram meditação profunda falaram que se sentiram mais alertas, mais sociáveis e empáticos, e desfrutaram mais a vida do que antes que aprenderam a meditação.

Uma das razões para o aumento na atenção e da habilidade de pensar claramente é que durante a meditação há um aumento de 35% no fluxo de sangue para o cérebro. O fornecimento de sangue para o cérebro está intimamente relacionado com nossas habilidades mentais, --- e com o aumento de fluxo sanguíneo, e o correspondente aumento de oxigênio, o funcionamento geral do cérebro melhora. Uma das causas da senilidade que ocorre em muitas pessoas mais velhas é a diminuição do fluxo de sangue para o cérebro.

O maior benefício para muitas das pessoas que meditam regularmente tem sido o aumento da força de vontade. A meditação regular treina a capacidade de prestar atenção e ignorar distrações. Experimentos com estudantes mostraram que aqueles que praticavam técnicas de meditação constantemente, obtinham resultados excelentes em suas provas, devido ao aumento da habilidade de se concentrarem e à total falta da “ansiedade perante as provas”.

Além desses benefícios mencionados, aqui vão alguns benefícios práticos que a pessoa pode experimentar ao praticar meditação:
·      uma direção e um propósito verdadeiros na vida
·      incremento da saúde e da vitalidade
·      glândulas e órgãos internos fortalecidos
·      emoções equilibradas e serenas
·      aumento de memória e de habilidade intelectual
·      tolerância e compreensão
·      libertação de dogmas, superstições e medo
·      personalidade equilibrada e integrada

Com a prática regular da meditação, nós nos tornamos mestres de nós mesmos, livres de doenças desnecessárias, nos sentindo joviais, relaxados, cheios de energia alegre, fluindo em harmonia com o universo. Com as mentes funcionando maravilhosamente, estaremos preparados para prestar serviço incansável e realizador no mundo, para o benefício de toda a humanidade.

Texto inspirado nos ensinamentos de Shrii Shrii Ánandamúrti.