07/11/2012

A Engrenagem - Instituto Nina Rosa

IDEAÇÃO E MEDITAÇÃO

Com o progresso espiritual a mente desenvolve sua magnitude, a mente aumenta sua periferia, até que finalmente se funde com a Entidade Suprema. No decorrer desse processo, o aspirante espiritual desenvolverá muitas capacidades ou qualidades, mas a pessoa deve estar sempre alerta para que essas capacidades não a desviem do caminho determinado, da meta preferida.

Qual é o significado de faculdade e pensamento? Faculdade [ou capacidade] significa um tipo especial de qualidade ou atributo que separa uma entidade de outras entidades. Pensamento é a subjetivação do objeto externo; ou seja, a criação de um objeto externo na placa mental, tornando-o uma parte de nossa existência interior.
O pensamento deveria ser construído de forma metódica. Por exemplo, tente imaginar um elefante da Índia ou da África. Para pensar nisso a pessoa deveria começar da ponta do rabo e visualizar todas as partes do corpo do elefante sistematicamente. Se existirem presas, será um elefante macho. Se o crânio for pequeno, com corpo volumoso, será da espécie africana. Se o crânio for grande e o corpo for menos volumoso, será da espécie indiana. O pensamento construído com base num método é chamado de “pensamento metódico”.

O conhecimento deveria ser transmitido conforme esse método. Não deveria ser transmitido num estilo acelerado, porque os vácuos criados pela educação transmitida por tal estilo destruirão a concepção intelectual.

Agora, quais são os significados de “descoberta”, “invenção” e “lembrança”? Descoberta = “des” + “coberta”; “des” significa “contra”, “anti” ou “negativo”. Então, descoberta diz respeito a algo que existe mas não é conhecido por nós. Descobrir significa “remover a proteção e conhecer o que já existia mas não era conhecido”. Por exemplo, Vasco da Gama descobriu o Cabo da Boa Esperança enquanto buscava o caminho da Índia e a “terra dos cocos”, ou Kerala – Sul da Índia. Invenção = “in” (prefixo) – “vent” (raiz verbal) + “ção” (sufixo). Tal palavra significa “conhecer algo que não existia antes e se passou a conhecê-lo”; por exemplo, a sacarina. Lembrança (remember, em inglês) = “re” + “member”. Member significa “em existência”. Você é um member (membro) do clube de ginástica? Isto significa que você existe no clube de ginástica. “Remember (lembrar)” significa “fazer surgir aquilo que já existia sob uma capa escura”. Quando a cortina escura é removida, a pessoa se lembra. Lembrar implica remover outros pabula (alimentos psíquicos), diminuir a massa de aparências.

O pensamento concentrado é chamado de “meditação”. Como pode uma pessoa desenvolver o pensamento concentrado? Suponha que você queira visualizar o que o senhor "S" está fazendo na cidade de Berlim. Como esta meditação deve ser praticada? Isto se refere a algo físico e multicolorido, então, a pessoa começa com o Vishuddha Cakra, que controla a idéia de cor. Depois a pessoa deve visualizar as glândulas e subglândulas: a brhaspati granthi (glândula tireóide) e a brhaspati upargranthi (glândula paratireóide). Esta é a primeira fase. Então vem a kúrma nád'ii (nervos sinoidal sinusoid???), e finalmente a célula cerebral controladora. Este é o processo de abstração ou pratyáhára. Então, visualize o panorama, o som, a cor e enfoque o objeto em que medita. Este é o segredo interno. Para visualizar o cheiro, nós deveríamos começar do múládhára cakra. Se tiver um único cheiro, levará menos tempo; e no caso de um objeto com vários cheiros, levará um pouco mais de tempo. Dessa forma, a pessoa deve abstrair a mente e direcioná-la para uma célula cerebral específica. É necessário conhecer a biologia da estrutura humana. Mas os aspirantes espirituais não darão nenhuma importância aos poderes ocultos. Esta não é a sua meta. Eles somente darão importância à Entidade Suprema.

Toda célula tem um ponto controlador. O ponto controlador de todos os pontos controladores de todas as células é o Guru Cakra – o ponto controlador comum. Sahashára Cakra é a designação psicológica e Guru Cakra é a designação física. O Sahásrara Cakra não tem estrutura corporal. Sua localização espiritual é na parte externa do crânio. (O ponto é chamado Brahmarandhra). O Guru Cakra está situado no centro do crânio e é o ponto controlador de todos os pontos controladores de todas as células do cérebro, nos planos físico, psíquico e espiritual. No Guru Cakra reside a potencialidade suprema da onisciência. Conhecer a Entidade Suprema significa conhecer os segredos de todas as células. As funções inferiores da mente e do espírito integrados podem ser controladas até mesmo por pessoas com poderes mágicos, mas a porção superior está fora do alcance de seus poderes. Na porção superior da mente integrada, a intelectualidade mais elevada se une com a espiritualidade.

Agora, qual é a diferença entre o pensamento profundo e a meditação? Vocês já sabem o que é pensamento profundo. [Pensamento profundo é pensar profundamente sobre qualquer assunto]. Meditação é tentar fazer com que o sentimento de “eu” coincida com a forma subjetivada. Por ser a coincidência do sentimento de “eu”, este é um pensamento concentrado. Em outras palavras, o esforço para fazer com que o ponto controlador do sentimento de “eu” coincida com alguma outra forma subjetivada é chamado de “meditação”.

O fluxo mental está relacionado com a teoria e a prática. Quando a mente unitária está estabelecida no paralelismo psicoespiritual, o fluxo mental é chamado de “idéia”, enquanto a concepção psíquica do paralelismo psicoespiritual é chamada de “ideologia”. Quando a idéia se mantém ajustada às glândulas e subglândulas, ela é chamada de “ideação”. Mas para que o paralelismo psicoespiritual se efetue, são necessários o conhecimento, a ação e a devoção. Em termos espirituais, quando o fluxo mental está direcionado para a meta, a Entidade Suprema, ele é chamado de “concentração”, mas em termos metafísicos, este é um conceito de dharma. Pensamentos concentrados levam ao desenvolvimento de idéias positivas e poderes ocultos quando se processa um constante fluxo mental em direção à meta. No processo de meditação, os seguintes fatores estão envolvidos – as células cerebrais, a psicologia com um só objetivo, o pensamento concentrado, o Guru Cakra e a devoção mais elevada. Todos esses fatores são utilizados em Dhyana Yoga [Yoga da meditação], que finalmente estabelece o sádhaka [aspirante espiritual] na onisciência completa: Rtambhará tatra prajiná ["O intelecto nesse estágio se torna onisciente"].

Alguma ou outra forma de ideologia deve estar relacionada com a meditação, enquanto a ideação está conectada com os plexos, as glândulas e as subglândulas, e com uma idéia bem-definida. Para a ideação, a base é a idéia, mas para a meditação a base é a ideologia.

Tarka – vimarsha – viveka. Suponha que existam duas idéias antagônicas. A idéia inicial é tarka, e a idéia oposta é vimavsha. Estas duas idéias produzirão uma resultante chamada de viveka, ou “consciência”. Todo este procedimento é chamado de vicára. Quando uma pessoa segue o caminho de viveka, este movimento é chamado de “racionalidade”. Agora, quando se evitam as curvas desnecessárias, evitam-se os obstáculos desnecessários e a perda de tempo, quando o caminho é reto, este caminho reto é a racionalidade.

O trabalho de cinco mil homens pode ser realizado por um só homem que esteja manobrando uma máquina. Se uma máquina ultramoderna for utilizada na indústria, ela certamente economizará trabalho; isto significa racionalização – a racionalização na esfera industrial. Você pode chamar a isto de “racionalização física”.

Agora, o que é racionalização psíquica? É o esforço para racionalizar as crenças e as práticas religiosas dogmáticas, mantendo-se os princípios intactos. O tradicionalismo deve ser racionalizado. Os desvios devem ser evitados e a retidão deve ser adotada. Isto é o que tem sido feito na filosofia da Ananda Marga. Ananda Marga não aceita desvios. Ela adota um caminho reto. Você pode chamar a isto de racionalização psicoespiritual. O tradicionalismo está ultrapassado. Os tempos atuais exigem racionalização. Racionalidade e racionalização criam oportunidade para a evolução física, psíquica e psicoespiritual.

Existem dois tipos de subjetividade – mental e espiritual. Na subjetividade mental, a mente se funde com a sua própria subjetividade elevada; e na subjetividade espiritual a mente imerge na espiritualidade.

A área da mente depende somente de suas bases alimentares (pabula) subjetivadas. A área das bases alimentares subjetivadas aumenta ou diminui a amplitude da mente. As bases alimentares subjetivadas têm sua periferia definida. Digamos que você esteja vendo o rosto de uma pessoa e então feche os seus olhos. Agora, faça uma comparação, vendo o quanto seu campo mental está ocupado com esta imagem. Digamos um quarto. Então, tente aumentar o seu tamanho. Novamente tente aumentar o seu tamanho ao máximo. Esta é a amplitude da sua mente. Esta é a base alimentar (pabula) subjetivada. Quando você está vendo algum objeto externo com os seus olhos, isso são pabula objetivados. A sua mente tem mais espaço do que os pabula objetivados. Portanto, a amplitude da mente depende dos pabula subjetivados, e não dos pabula objetivados. Objetos externos são pabula objetivados.

A reversão de pabula é possível nas esferas física e psíquica, mas não no plano espiritual. Na esfera física tanto a transmutação interna, quanto a externa de pabula é possível. Na esfera psíquica somente transmutação interna é possível. No campo espiritual nenhuma reversão é possível.

Para mudar o pabula psíquico ou mente é arriscado em 25% dos casos. Se houver um desajuste, existirá muita chance de insanidade. No caso da mudança da mente, haverá uma sensação de jhin-jhinm [dor nos nervos] e então a personalidade mudará. Quanto à mudança da alma, existe também o risco de morte. Se não houver ajuste, a pessoa morrerá em dois ou três dias. Da mesma forma como a transformação pode ser realizada no pabula físico externamente, ela também pode ser realizada internamente, com a utilização de microvita.

Suponha que existam duas pessoas da mesma raça ou sub-raça. Suponha que elas sejam áustrico-negróides. As pessoas do Sul de Bengala, Sul de Orissa, Andhara da Região Costeira e Tamil Nadu Oriental são áustrico-negróides. Suponha que uma pessoa tenha a pele e os lábios mais finos do que outra pessoa. Ao se deitar no chão, a pessoa de pele mais fina sentirá o chão mais áspero e frio, enquanto a outra sentirá que é mais macio e mais quente. Se as características raciais de uma pessoa forem alteradas, então, toda a sua personalidade mudará. Eu não tolero nenhuma discriminação racial. Cultivar diferenciações entre um e outro ser humano é uma atitude totalmente fútil. Internamente, não existe nenhuma diferença entre uma e outra pessoa. Não há diferença fundamental entre um ser humano e os seus semelhantes.

Quanto maior é o tamanho dos pabula subjetivados, maior a amplitude da mente. O pabula espiritual de um indivíduo influencia o processo de reversão e transmutação do pabula na mente de outras pessoas. Através de seus pensamentos bondosos você pode reverter as ondas mentais dos outros. Este é também um exemplo de reversão. Se você idealizar de forma bondosa sobre alguém, o objeto, ou seja a pessoa, conseqüentemente mudará.

O mundo inteiro precisa de nosso serviço: nos planos físico, psíquico, espiritual, socioeconômico e político. Não podemos adiar.

P.R.SARKAR - 10 de junho de 1990, Calcutá, Índia.