29/11/2008

SUPERAÇÃO DE TODOS OS COMPLEXOS

Vocês sabem, neste universo nada está fixo, nada está parado. Todas as coisas estão se movendo, todas as coisas tem que se mover. A cessação do movimento significa a morte. Quando um açude fica com água estagnada, somente plantas nocivas tendem a crescer. Quando essas plantas nocivas surgem, o crescimento de outras plantas importantes fica impedido ou postergado. Esta é a razão pela qual nós não devemos encorajar a estagnação ou a imobilidade de qualquer tipo, em quaisquer circunstâncias. O fator essencial da mente humana é o seu movimento. A mente cósmica também está em movimento constante. Agora, o movimento pode ser de dois tipos: “extro-interno” e “intro-externo”. Deve haver um equilíbrio perfeito entre esses dois tipos de movimento. Enquanto o equilíbrio entre esse dois tipos de movimento for mantido, a mente ficará estabelecida no equilíbrio e na estabilidade. Então, a mente nesse estado de equilíbrio será reconhecida como um grande tesouro para a sociedade humana. O movimento da mente humana se origina na esfera física e, então, prossegue na esfera psíquica. No segundo estágio, a mente move-se sozinha na esfera puramente psíquica. Em terceiro lugar, o movimento ocorre na esfera psico-espiritual. E, em quarto, existe o movimento na esfera puramente espiritual. Quando a mente se move, indo da esfera física para a esfera espiritual, a pessoa tem que manter equilíbrio entre os movimentos extro-internos e intro-internos da mente.

O Senhor Sada’shiva disse: “Caturtho Samata’bha’vo” – “O quarto estágio é o estado da equanimidade”. Para ter sucesso na vida, especialmente na vida espiritual, o quarto fator indispensável é o equilíbrio da mente, “samta’bha’vo”. Em outras palavras, a pessoa deve manter o estado de equilíbrio psíquico. Na ausência disso, nenhum progresso, em nenhuma esfera, será possível, mesmo na esfera espiritual. Em relação ao papel de vocês, vocês não devem encorajar complexos de superioridade, de inferioridade, complexos de medo, de derrota etc. Vocês são as próprias crianças de Parama Purusá. Portanto, vocês não são inferiores a ninguém. Vocês não devem encorajar nenhuma complexo de inferioridade, pois vocês são os membros da família mais nobre e mais elevada. É por isso que eu lhes disse que o seu Pai é a Entidade mais reverenciada neste universo. Da mesma forma, vocês não devem encorajar complexos de superioridade, pois este universo inteiro é criação do Pai Supremo. Ninguém neste universo é inferior a vocês. Todos os seres criados herdaram esse patrimônio coletivo. Portanto, o conveniente é que ninguém encoraje complexos de superioridade.
Da mesma forma, não se torne indulgente com os complexos de medo. Por que vocês deveriam ter medo de qualquer pessoa? Uma vez que a Entidade Suprema, o próprio Pai Supremo, está em sua companhia constantemente, então, por que vocês deveriam temer qualquer pessoa? Vocês não devem temer ninguém – nenhum ser humano, nenhuma teoria, nenhuma doutrina ou nenhum dogma.
Talvez vocês saibam o que significa um dogma. Dogma significa uma idéia que define um limite que não pode ser ultrapassado: “Vocês têm que aceitar esta doutrina, vocês não podem ir além disso.” – Este tipo de idéia limitadora é chamado de dogma ou “Bhava’jara’ta”. Vocês não devem temer nenhum dogma deste tipo. Vocês também devem cuidar para que nenhum tipo de complexo de medo venha a se fixar na sua mente, jamais. Lembrem-se: vocês não estão sozinhos neste mundo, não apenas neste mundo mas também em todo o universo. Este universo está permeado por Parama Purusá. Nós estamos sempre sentados no próprio colo d’Ele. Estamos sempre dormindo em Seu colo. Por que, então, deveríamos ter medo de alguém?
Em seguida vem o complexo de derrotismo ou o complexo de falta de esperança. Estes tipos de complexo também não devem ser encorajados. O seu caminho em direção a Parama Purusá está sempre desimpedido. Então por que vocês deveriam sustentar qualquer complexo de falta de fé ou de derrotismo. O caminho, em sua jornada até a Entidade Suprema, é amplo e desimpedido. Portanto, não existe a questão da derrota para vocês. Então, como a idéia do complexo derrotista poderia surgir?
Agora, onde está a maior realização do ser humano? A existência humana é um fluxo ideológico. O ponto inicial desse fluxo é a Positividade Suprema . O ponto final também é a Positividade Suprema, após conduzir-se pela Negatividade Suprema. Em outras palavras, os seres humanos se movem adiante num processo evolutivo que vai da animalidade bruta até a humanidade mais elevada. O seu destino final é extremamente glorioso, coroado com a refulgência suprema. Dessa forma, como haveria motivo para vocês temerem qualquer tipo de derrota?
Nada neste universo é insignificante, e cada expressão deste universo tem um significado. Vocês, rapazes e moças, cada um de vocês é “vip” – pessoa muito importante.

P.R.Sarkar(A.V.M., 15/02)