À proporção que a esfera do conhecimento aumenta, muitos segredos do mundo deixam de ser segredo. O Yoga é um desses segredos. É um culto, e, pela prática desse culto, a pessoa entra em contato com os fatores causais de muitos segredos. Há cerca de 7000 anos, um grande iogue, Sada’shiva, sistematizou diferentes ramos do Yoga. A sua esposa, Pa’rvatii, também era uma yoguini e, para o bem-estar de toda a sociedade humana, o Senhor Shiva e Pa’rvatii deram tudo de si para criar um culto prático. As questões formuladas por Párvatii a Shiva e as repostas dadas por Ele formam conjuntamente os Shastras.
Agora,
muitas questões importantes da mente humana foram feitas a Shiva.
Estas perguntas, isto é, a parte que diz respeito às perguntas é
conhecida como Nigama;
e a parte que diz respeito às respostas, como Ágama.
O nome que engloba os dois, Nigama
e Ágama,
é Tantra.
Uma vez
Párvatii
perguntou a Shiva:
“Oh, Senhor! Para
muitas obrigações, muitas responsabilidades existe um mínimo de
qualificações prescritas; para um determinado trabalho, certas
qualificações são necessárias. Assim, para alcançar a salvação,
qual é a qualificação mínima?”
Shiva
disse que a qualificação mínima para alcançar a salvação é
apenas possuir um corpo e uma mente humana. Isto é suficiente. Não
há barreiras raciais, ou de cor, ou de lugar, ou barreiras de
qualquer tipo. Ele disse:
“A’tmajina’namidam’
devi Param’ Moks’aaekasa’dhanam,
Sukrtaerm’navo
Bhu’tva’ Jina’niice Moks’ama’pnuya’t.”
“Para
alcançar a salvação é preciso conhecer a si mesmo; e, ao conhecer
a si mesmo, atinge-se a salvação.”
Agora,
vejamos o que é conhecimento e o que é autoconhecimento. O que é
auto-realização? A mente humana possui três tipos de movimento. O
primeiro é a projeção extro-interna, quer dizer, o objeto externo
move-se para o âmbito interno da existência. O segundo tipo é a
projeção intro-externa. Neste, o sentimento surge do âmbito
interno e é expresso no mundo físico. E o terceiro é o movimento
da mente em direção ao espirito.
Geralmente,
“conhecer” significa a subjetivação da objetividade externa.
Quando o objeto externo se unifica à porção objetiva da mente –
o que ocorre na câmara objetiva da mente – chama-se a isso de
conhecimento ou capacidade cognitiva. E o que é autoconhecimento ou
auto-realização? Neste caso, a mente conhece o espírito, isto é o
movimento da mente é em direção ao espírito. Agora, como pode a
mente conhecer o espírito, quando o Espírito Supremo, o Parama
Pitá, a Entidade
Suprema, é a Entidade Onisciente, a única Entidade Onisciente deste
mundo? O Ser Supremo, Parama
Purusá, é
onisciente. Ele não apenas vê o que você está contemplando e
quais as ondas de pensamento de sua mente. Ele é onisciente, e você
é o objeto d’Ele. Ele vê o que você faz. Ele é o sujeito, e
você é o objeto. Come pode, então, a mente conhecê-Lo? Quer
dizer, como pode a mente ser o sujeito e Ele o objeto? Ele vê a sua
mente. Como pode a sua mente vê-lo? Como pode a sua mente aceitá-Lo
como objeto e ser o sujeito? Aí está o segredo d’Ele. Qual é o
segredo? Isto é, o que quer que você esteja fazendo, o que quer
você esteja pensando, você deve sempre se lembrar de que suas
ações, seus pensamentos estão sendo testemunhados por Ele. Se você
lembrar disso, Ele permanece como o sujeito e você como o objeto.
Mas, o que
acontece? Por você estar sempre pensando em Parama
Purusá, Ele
indiretamente também se torna o objeto, embora, na verdade, Ele seja
o sujeito e você o objeto, já que Ele é a Entidade que tudo
testemunha. Esta é uma política inteligente do devoto. Os devotos
são muito inteligentes, não apenas inteligentes mas também muito
espertos. Devido às suas mentes desenvolvidas, às suas mentes e aos
seus intelectos elevados ao mais alto grau, eles trazem a Entidade
Suprema para dentro da periferia de suas mentes. Portanto, o caminho
da devoção ou o caminho da espiritualidade é para aqueles que são
extremamente inteligentes ou espertos. Aqueles que pensam que Parama
Purusá não os está
vendo são os mais tolos dos tolos.
O Senhor
Shiva
disse que a mínima qualificação é uma mente e um corpo humanos, e
com a ajuda deles qualquer um pode alcançar a salvação. As pessoas
podem entrar em contato com Ele, porque é somente a mente humana que
pode pensar que Parama
Purusá está
testemunhando todas as Suas atividades e todos os Seus pensamentos.
Quando a pessoa se estabelece nessa posição, se diz que ela
alcançou a salvação.
Existem
tantos seres criados. Estes fatores qüinqüelementares do mundo –
ar, água, terra etc. – também são criações cósmicas, porém
suas mentes estão em uma condição inerte. Elas não podem
funcionar independentemente. No caso dos protozoários, existe a
mente, mas ela é guiada por instintos inatos. No caso das plantas,
existe a mente, mas também é guiada por instintos inatos. Não há
neles o pensamento independente. No caso dos animais, no caso dos
metazoários, há o instinto inato, mas não o pensamento individual.
Mas no caso dos metazoários desenvolvidos, dos animais
desenvolvidos, existe um pouco de mente independente, e, entre estes
metazoários desenvolvidos, aqueles que entram em contato com os
seres humanos, como resultado de choques e coesões no mundo
intelectual e na estrutura intercelular, suas mente se desenvolvem um
pouco mais, como os cães, os macacos etc. Eles possuem um mente mais
desenvolvida por estarem em contato íntimo com os seres humanos.
Porém, no caso dos seres humanos, a mente se torna altamente
desenvolvida, e, com essa mente desenvolvida, uma pessoa pode sentir
que, o que quer que ela faça, o que quer que ela pense está sempre
sendo testemunhada por Parama
Purusá. Ninguém
pode fazer nada secretamente. Agora, todas as coisas são criações
do Pai Supremo, porém, na fase da introversão [Prati-Saincara1],
como resultado de choques e coesões, a mente se desenvolve, e o
estágio do homem, dos seres humanos, é o mais desenvolvido no
processo da introversão. Portanto, os seres humanos são abençoados,
porque eles podem sentir o charme, o amor e a existência
todo-abrangente do Senhor Supremo.
Vocês todos
são seres humanos. Vocês todos são humanos dignos. Esqueçam todas
as tendências fissíparas que algumas vezes funcionam dentro da
mente humana. Lembrem-se: vocês são as crianças amadas de Parama
Purusá, e sua Meta é
Parama Purusá.
O seu objetivo é a Entidade Suprema. Sua abordagem subjetiva através
de um ajustamento objetivo. O movimento de vocês é em direção à
Entidade Suprema. Todavia, enquanto seguem em direção à Entidade
Suprema, vocês têm que fazer todas as suas atividades mundanas nas
esferas sociais, econômicas e outras mais. Isto é, as suas mãos
devem cuidar das obrigações mundanas, enquanto a mente deve se
conduzir em direção à Entidade Suprema.
P. R. Sarkar - (A.V.M.
Parte XII – Kingston, 21/09/1979)
1
N.T.: O fluxo da Consciência
Cósmica (Parama
Purusá) se
desenvolve em duas fases contrárias uma à outra. Na primeira fase,
chamada de Saincara,
também definida como
fase da extroversão,
a Consciência é crudificada pelo Princípio Operativo Supremo
(Prakrti)
até o estado sólido. Na segunda, chamada de Prati-Saincara,
ou fase da
introversão,
a Consciência solidificada, através de choques e coesões, se
desenvolve de volta ao estado original, passando pelos reinos
vegetal, animal e humano, até alcançar a união com a Entidade
Suprema. Este é o chamado fluxo de Bramacakra (círculo de Deus).