10/01/2025

A Evolução da Sociedade

 

Esta criação dos cinco fatores fundamentais (éter, ar, luz, líquido e sólido) é a manifestação mais densa da Citta Macrocósmica ou Tecido Mental Cósmico. Durante a fase introversiva da Mente Cósmica, ou pratisaiṋcara, os fatores quinquelementais entraram em contato com os poderes divinos de Puruśottama, a Suprema Entidade Conhecedora, e desenvolveram as vibrações da vida. Quanto mais esta energia vital recebia o brilho de Brahma ou a Suprema Consciência, mais iluminada ela se tornava, e este brilho a conduzia adiante no caminho da auto-realização. As mais elevadas criaturas pensantes foram capazes de acelerar a velocidade de suas consciências unitárias à frente da velocidade de atração, ou na fase introversiva de Brahma. O ser vivo mais elevado era chamado de ser humano ou mánuśa, que significa um ser intelectual.



O desenvolvimento do intelecto não é uniforme na humanidade. Não há dois indivíduos idênticos. Na perspectiva do tempo, as pessoas do passado antigo tinham um intelecto menos desenvolvido do que as pessoas dos dias atuais. Milhões de anos atrás, quando de acordo com Brahmacakra (Ciclo Cósmico), ou o ciclo da criação, o primeiro bebê humano nasceu, esta terra não era tão segura quanto é hoje. Os seres humanos daquela época eram completamente cercados por florestas densas que eram infestadas de animais e répteis ferozes - por enormes criaturas carnívoras com dentes ferozes e salientes em busca de presas. Eles não tinham um lar doce para protegê-los de trovões, tempestades, furacões e meteoros. O calor escaldante do sol do meio-dia tentou destruir a própria vida do primeiro bebê humano. Este era o tipo de ambiente em que os seres humanos se encontravam naqueles dias.



Tais circunstâncias não eram propícias para que os seres humanos desenvolvessem seu intelecto ou trilhassem o caminho da auto-introspecção. Naqueles dias, as pessoas empregavam toda a sua energia apenas para sua autopreservação contra a natureza implacável, e durante aquela Era de luta amarga, a coisa mais importante era a força física. Naquela Era distante, as pessoas perceberam o valor de uma coisa - que o poder é o direito. Como todas as forças eram hostis à sua existência, elas não se sentiam seguras vivendo uma existência dispersa e isolada. Então, elas se aproximaram umas das outras e formaram muitos pequenos clãs ou tribos com o único propósito de autopreservação por meio da luta coletiva.

Naqueles dias, a pessoa mais poderosa de um clã ou gotra se tornava o líder do grupo e era adorada como um herói pela sociedade. Assim, surgiu no passado antigo a primeira Sociedade Kśatriyan (Sociedade Guerreira).

Aqueles que primeiro inventaram o uso do fogo por meio da fricção, que forneceram aquele toque agradável de calor ao corpo humano congelado pelas noites frias de inverno, tornaram-se as maiores pessoas. Essa grandeza foi alcançada por força do mérito e não por pura força física. A sociedade tinha essas pessoas na mais alta estima como Rśis (sábios) ou pioneiros do bem-estar humano.

Mais tarde, os seres humanos tornaram a comida deliciosa e facilmente digerível ao assá-la no fogo. A pessoa que primeiro ensinou as pessoas a utilizar o fogo também foi aclamada como um Rśi, um discípulo dos Rśis anteriores. Aqueles que descobriram a arte de tecer tecidos para vestir o corpo humano nu, aqueles que ensinaram como domesticar animais e fornecer leite de vaca para bebês privados do leite materno, e aqueles que resolveram os problemas de transporte inventando carros de boi, todos eles foram chamados de Rśis. Todos eles foram antepassados honrados da sociedade humana e todos eles são dignos de serem lembrados, bem-vindos e reverenciados. Os Rśis foram os precursores de novas inovações para a sociedade. A Sociedade Kśatriya os tinha em alta estima como Vipras (intelectuais) e os adulavam com honrarias.


Anos se passaram. Os seres humanos se tornaram mais familiarizados com o mundo externo. Eles aprenderam a usar muito mais objetos e a utilizá-los de uma maneira melhor. Algumas pessoas naturalmente permaneceram preocupadas com objetos mundanos para torná-los mais úteis. Esse grupo de pessoas, obcecadas por objetos mundanos, eram    conhecidos como Vaeshyas (Negociantes).

Como regra natural, os Vipras ou Kśatriyas gradualmente se tornam subservientes aos Vaeshyas apenas para buscar uma existência. Na ausência de fazendeiros, nenhuma comida estava disponível; sem tecelões, nenhuma roupa estava disponível – ferreiros, oleiros, sapateiros, comerciantes de couro, etc. também eram indispensáveis. Geralmente, a Sociedade Vipra não tinha alternativa a não ser se render à supremacia Vaeshya.

Aqueles que eram totalmente desprovidos de quaisquer atributos dos Vipras (intelectuais), Kśatriya (Guerreiros) ou Vaeshyas (Negociantes) se tornaram servos obedientes desses grupos, mas todas essas três classes exploraram impiedosamente essas pessoas.

O mundo avançou ainda mais. Mais mudanças ocorreram na estrutura social. Como consequência natural do fluxo da criação, os seres humanos descobriram o dinheiro. O dinheiro gradualmente se tornou o meio de prazer físico. Isso deu origem a tensões entre as pessoas porque quanto mais dinheiro alguém conseguia acumular, mais rico se tornava. Se as pessoas ricas assim o desejassem, elas poderiam possuir vastas propriedades e todas as comodidades da vida. Na sociedade dominada pelos Vaeshyas, os Vaeshyas eram a classe mais rica, e outras classes eram completamente dependentes de seu dinheiro para sua autopreservação.


Esta sociedade dominada por Vaeshya existe até hoje, e como consequência da exploração, as sociedades Viprian e Kśatriyan degeneraram ao nível de Shúdras (Trabalhadores). É uma lei natural que apenas algumas pessoas podem atingir a opulência, mas os Shúdras são a maioria. Hoje, esses Shúdras estão coletivamente determinados a destruir a dominação dos Vaeshyas e aniquilá-los. Há uma indicação clara da dominância emergente dos Shúdras, mas essa dominância dos Shúdras é uma verdade absoluta?

A Sociedade Shúdra permanecerá como a ordem final? Se o controle da sociedade deslizar para as mãos dos Shúdras, a prosperidade material e o progresso espiritual da humanidade não serão obstruídos? Como consequência da luta pela dominação Shúdra, as pessoas estão começando a entender que tipo de padrão social garantirá o bem-estar genuíno da sociedade.

Nenhuma classe social deve dominar a sociedade. Se uma classe for dominante, as outras classes certamente serão exploradas. Portanto, todos devem ter oportunidades e direitos iguais garantidos. Para o progresso da humanidade, um ajuste harmonioso na sociedade é essencial. Muitos estudantes geniais são compelidos a abandonar seus estudos por falta de dinheiro, e pela mesma razão muitos artistas são obrigados a restringir seu talento extraordinário. Isso se deve a uma ordem social defeituosa. Este estado de coisas não pode continuar por mais tempo.

Capitalistas astutos construíram um ninho frágil a partir de seu intelecto ganancioso, assim como o pássaro tecelão constrói um ninho. No interesse coletivo de todos os seres humanos, esse ninho deve ser despedaçado. Só então os seres humanos podem liderar toda a sociedade em direção ao bem supremo. Caso contrário, apenas um punhado de pessoas pode atingir a perfeição. A menos que haja uma transformação completa, será extremamente difícil liderar toda a sociedade para a posição suprema. Os intensos choques e conflitos do mundo físico continuamente desviarão a atenção das pessoas para objetos externos de prazer e criarão obstáculos no caminho de seu progresso espiritual.

Em uma ordem social harmoniosa, ninguém correrá atrás de fama ou riqueza como um cachorro louco. Um ambiente externo agradável ajudará a adquirir equilíbrio psíquico, e a pobreza interna das pessoas diminuirá gradualmente.

Sa tu bhavati daridra yasya áshá vishálá
Manasi ca parituśt́e ko'rthaván ko daridrah.

[Aqueles cujos [[desejos]] são vastos tornam-se pobres: Se alguém é mentalmente feliz, quem é rico e quem é pobre?]


Ó seres humanos, construam a estrutura social considerando as necessidades da humanidade. Não tentem fazer nada por seus pequenos interesses pessoais e de grupo, porque o pouco que vocês querem fazer com sua visão limitada não pode durar. O toque cruel do tempo aniquilará suas aspirações em um esquecimento que vocês não podem compreender. Não é necessário estudar muitos livros para saber como trabalhar, como fazer, como reter e como renunciar. Em vez disso, vocês devem olhar para cada ser vivo do universo com sentimentos sinceros de amor e compaixão. Só então vocês perceberão que tudo o que vocês fazem, retêm ou quebram é gerado e controlado pela Entidade Suprema. Nessa condição, vocês perceberão que todas as suas atividades positivas e negativas estão inseridas no estado de bem-aventurança total. Por meio da ação misturada com devoção e conhecimento, vocês encontrarão o significado da sua vida, o tesouro supremo do seu coração. Esse tesouro vocês, sem saber, mantiveram cuidadosamente escondido na caverna dourada do seu coração.

Sei ānanda carāńa pate śad́ rtu ye nrtye mate
plovana vaye yáya dharate varańa giiti-gandhere.

[Com os passos silenciosos da Entidade Suprema, as seis estações irrompem em dança. O mundo inteiro se torna inundado com canções de boas-vindas e incenso.]

P.R. Sarkar,1 de janeiro de 1955 DMC

Publicado em:
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