Shrii Shrii Anandamurtii
12 de Outubro de 1978, Patna - Índia.
Agora teremos uma interpretação de outro Vaedika shloka comum.
Este é:
Saḿgacchadhvaḿ saḿvadadhvaḿ saḿ vo manáḿsi jánatám,
Devábhágaḿ yathápúrve saḿjánáná upásate.
Samánii va ákútih samáná hrdayánivah,
Samánamastu vo mano yathá vah susahásati.
"Saḿgacchadhvaḿ"
Aqui o prefixo "sam" significa "no estilo apropriado", "da maneira correta", "no ritmo apropriado". Então, todo o mundo se move, tudo como um todo se move, e toda e qualquer entidade em sua capacidade individual também se move. E o que é movimento? Movimento significa mudar de lugar. Movimento implica em velocidade. O verbo raiz de Saḿskrta "gam" indica velocidade. Evidencia vida também. Então, todo e qualquer ser vivo terá que se mover. Não há alternativa.
Mas nem todos os movimentos são "saḿgacchadhvaḿ". O que é a sociedade, o que a constitui? O que é samáj? "Samánam ejati iti samájah". "Ejati" significa "gacchati". Para movimento, para caminhada, existem vários verbos em Saḿskrta - gacchati (1), calati, carati, vrajati, ejati - tantos verbos com significados diferentes e origens diferentes. Então, aqui temos tantas pessoas se movendo juntas.
Aqui "mover-se juntos" não significa marcha ou marcha dupla, aqui "mover-se juntos" significa que todas as partes da sociedade, todas as partes do corpo coletivo, devem ter espírito para seguir em frente. Suponha que você tenha reunido dinheiro suficiente e não haja escassez de comida em sua casa, mas a parte restante da sociedade, seus vizinhos, seus amigos estão sofrendo de escassez de dinheiro, comida ou roupas. Então significa que você não está seguindo o espírito de “saḿgacchadhvam”. “Saḿgacchadhvam” significa construir uma sociedade forte e bem unida, onde não haverá exploração, complexo de superioridade ou complexo de inferioridade. Apenas para representar o espírito de “saḿgacchadhvam”, propus a teoria de PROUT.
Portanto, toda a teoria de PROUT se baseia nesse mantra de “saḿgacchadhvam” do Vaedika.
"Saḿvo manáḿsi jánatám"
“Vah” significa “seu” no plural, “Vah” é o antigo Saḿskrta, ou seja, Vaedika. Em Laokika Saḿskrta, ou seja, mais tarde Saḿskrta, o termo para "seu" é "yusmákam", mas no antigo Vaedika Saḿskrta é "vah". O verbo raiz é "vah". "as" se torna "ah", ou seja, "as" e "ah" são a mesma coisa, então é "vah". “Saḿvomanáḿsi jánatáḿ” significa “vo manáḿsi sama jánatám”.
Você deve saber que a fonte de toda a criação, e também a fonte de todo microcosmo, é o Progenitor Supremo. Você deve saber que do Supremo Progenitor vem todos os microcosmos. Você nunca deve esquecer essa verdade fundamental. A diferença entre as unidades é a diferença entre seus momentos reativos microcósmicos, mas lembre-se sempre de que a fonte de todos esses microcosmos é a Entidade Singular, o Macrocosmo Singular. Então o relacionamento entre os seres humanos se tornará cada vez mais próximo. "Saḿvo manáḿsi jánatám". Você deve conhecer esse fato, não deve esquecer esse fato.
“Devábhágaḿ yathápúrve saḿjánáná upásate”
Então, a palavra "deva" vem da raiz da palavra "div". "Div" significa "uma existência divina". Assim "deva" significa "uma existência divina".
Maharśi Yájiṋavalkya diz:
Dyotate kriidate yasmádudyate dyotate divi,
Tasmáddeva iti proktah stúyate sarva devataeh.
Essas vibrações divinas, essas manifestações divinas, as atribuições vibratórias do Pai Divino, são deva.
“Devábhágaḿ yathápúrve”
- ou seja, “as vibrações divinas do passado”.
Por que a palavra passado foi usada? Porque desde o início da civilização humana houve essas vibrações divinas, e essas vibrações divinas não conhecem diferenciações. E na esfera da ação também não houve diferenciações. A igualdade e a paridade sempre foram mantidas. Basta ver o caso do ar, luz, água, respirações e tudo mais. A necessidade dessas coisas é a mesma para todos os indivíduos. Não houve diferenciações. Essas diferenciações que vemos na sociedade são criações de interesses pessoais, criações de pessoas depravadas, de pessoas degeneradas e imorais. Portanto, você não deve apoiar esses defeitos de ação de pessoas imorais. Você deve seguir o Sistema Vibracional Divino, isto é, não deve tentar encontrar diferenciações entre os indivíduos. "Devábhágaḿ yathápúrve saḿjánáná upásate." É o costume das expressões divinas que não haja diferenciações, nenhuma classe de exploradores e explorados. Ou seja, esse costume de não criar diferenciações não era apenas seu dever, era o upásaná, o Desideratum (Meta Final) de sua marcha existencial.
"Samáni va ákuti"
Quando tudo vem da mesma Fonte, do mesmo Progenitor, e quando finalmente tudo volta ao mesmo Desideratum, deve haver as mesmas aspirações, o mesmo desejo, no coração de cada indivíduo. Mas, devido às ações depravadas de pessoas imorais, aquelas exploradas, essas pessoas oprimidas são forçadas a esquecer seu Objetivo. Eles são afastados do Desideratum de suas vidas. Isso não deve ser feito. Todos devem ter a chance de desenvolver seus anseios naturais por Ele.
"Samánáhrdayánivah"
Quando tudo vem do mesmo Progenitor e se move pelo mesmo caminho em direção ao ponto culminante Supremo, deve haver alguma diferença cordial entre um ser humano e outro? Não, não deve haver. Todos devem ter o escopo, ou circunstâncias devem ser criadas, para que ninguém tenha condição para sentir que seu futuro está selado para sempre, que está obstruído. Então, todos sintam que todos neste universo expresso pertencem à mesma Grande Família Humana.
“Ek caoká, ek culhá, ek hyay mánav samáj”
"Uma mesma cozinha, uma só lareira, uma única família humana"
“Samánamastu vo mano”
Todos os microcosmos vêm do mesmo Macrocosmo e, finalmente, todos os microcosmos se tornarão um com o mesmo Macrocosmo Singular.
Assim, enquanto estão na sociedade, enquanto estão no mundo fenomenal, devem se lembrar dessa verdade suprema: que na verdade são uma, uma mesma Entidade se expressando através de tantas estruturas corporais diferentes. E quando isso for feito - e não é nada difícil fazê-lo - então o que acontecerá? Acontecerá uma sociedade no espírito apropriado do termo. E esta é a mais alta, é a missão mais alta de todos os seres humanos. Aqueles que não reconhecem esse fato, ou aqueles que querem esquecer esse fato, são na verdade inimigos da sociedade humana. Aqueles que apóiam casteísmo, racialismo, provincialismo, paroquialismo, nacionalismo e até internacionalismo são inimigos da grande sociedade humana. A sociedade humana é, antes deveria ser, baseada em apenas um ismo, e esse ismo é o UNIVERSALISMO.
Notas de rodapé
(1) A forma de terceira pessoa da raiz "gam". –Eds.
(2) Hindi para "Uma cozinha, uma lareira, uma família humana".
–Eds. 12 de outubro de 1978, Patna - Índia.
Publicado em:Ánanda Vacanámrtam Part 3
Compêndio de Prout Volume 3 Parte 11 [uma compilação]