Baba estava sentado com alguns discípulos no Túmulo do Tigre. Ele se virou para Vishvanath e disse - "Outro dia você disse que muito mais pessoas se juntariam a Ananda Marga se não tivessem que seguir Yama e Niyama (10 Princípios Morais do Yoga) e se não houvesse tantas regras que tornassem difícil me encontrar."
"Sim, Baba, essas foram as preocupações que mencionei." Vishvanath acenou com a cabeça.
"A razão pela qual eu não me revelo em público é que se muitas pessoas me conhecem por quem eu sou, então será difícil para mim fazer meu trabalho normal." Baba começou a explicar. Quanto às regras para seguir os princípios morais de Yama e Niyama, essas regras ajudam a pessoa a se tornar um verdadeiro ser humano. Se eu remover Yama e Niyama, milhões de pessoas na Índia podem aderir, mas de que adianta? O que o mundo precisa são seres humanos reais, não uma nova religião. Você sabe o que acontece com as pessoas quando elas não seguem Yama e Niyama? "
Vishvanath permaneceu em silêncio e antes que pudesse dizer qualquer coisa, Baba o tocou entre as sobrancelhas e perguntou - "Descreva o que você está vendo agora!"
"Baba, vejo uma área de mercado, uma estrada com lojas em ambos os lados."
"Olhe um pouco mais adiante."
"Na estrada, posso ver um templo."
Olhar mais de perto. Você reconhece a área? "
“Sim, agora eu o reconheço. É o templo principal de Varanasi. "
"O que mais você pode ver?"
“Fora do templo, há muitas pessoas na fila. Eles parecem ser mendigos. "
"Você vê um leproso sentado no meio deles?"
"Sim, Baba."
“Ele era um inglês na vida anterior. Você sabe por que ele se tornou um mendigo nesta vida? Ele não seguiu Yama e Niyama. Olhe novamente e descreva o que você vê. "
Novamente Baba pressionou o polegar na testa de Vishvanath, que continuou. "Vejo um homem bem vestido com túnicas pretas e uma peruca empoada sentado em um tribunal durante um julgamento."
“Sim, ele foi juiz na Inglaterra em sua vida passada”, continuou Baba. “Mas ele era um juiz corrupto que aceitava subornos e colocava inocentes na prisão. Agora ele é um mendigo leproso por causa de suas ações.
Então você ainda quer que eu relaxe as restrições de Yama e Niyama? Precisamos de uma sociedade justa, e isso é impossível sem Yama e Niyama. A ênfase tem que ser na qualidade e não na quantidade. "
Por Avadhutika Anandarama Acarya,
do livro Quem pode montar o tigre?