De: Dadaji Pranavatmakananda
Avt.
Enviado: quarta-feira, 26 de setembro de 2001
Assunto: Morte prematura do comunismo
Namaskar,
No e-mail de ontem uma coisa foi omitida. Bábá sempre usou as palavras "morte prematura do comunismo". Nós nunca entendemos o real significado do uso da palavra 'prematura'. Isto ficou claro quando eu estava entrevistando Dr. Bardhan, que foi o médico de Bábá em Woodlands Nursing Home. Durante a segunda admissão de Bábá lá, um dia durante uma conversa com o médico, Bábá disse:
"Em um curso normal, o comunismo deveria ter sobrevivido por mais 40 anos. Paramapurusa (Deus) não suportava ver o sofrimento do povo dos países comunistas, incluindo a supressão de seu impulso espiritual. Então Ele desejou o fim prematuro do comunismo".
Na verdade por causa do Sam'kalpa de Paramapurusa (Desejo de Deus) é que o comunismo morreu tão repentina e inesperadamente. Foi uma morte não natural.
Alguns dadas (monges da Ánanda Márga) me contaram que, já em 1983, Bábá começou a falar sobre o fim do comunismo. Depois de 1987 esta tornou-se uma coisa frequente, e começou a aumentar ainda mais em 1988 e 1989, quando quase todos os dias Bábá trazia o assunto em algum contexto ou outro. Às vezes parado na entrada das escadas no bairro de Lake Gardens, depois da caminhada noturna no campo, ou tarde da noite, Bábá encenava um drama misterioso que ninguém entendia naquele momento. Ele se entregava a uma longa conversa sobre como o comunismo havia morrido e perguntou ao Secretário Geral:
"Sarvatmananda, veja o comunismo está morto. Um cheiro podre está vindo de seu corpo e o que você está planejando fazer? Você quer cremá-lo ou enterrar isso? Para a cremação de uma estrutura tão gigantesca, quanta lenha será necessária? Vale a pena desperdiçar assim muita lenha em uma estrutura que trouxe tanta destruição e sofrimento para a humanidade?"
Essa discussão seguia até o meio da noite, para decidir se a estrutura comunista podre deve ser enterrada ou cremada, e se tiver que ser enterrada, então onde enterrar. Bábá dizia que não devemos desperdiçar nenhuma terra boa para isso. Alguém dizia que podemos usar o 'Dippa' (Lixão) perto da Jágrti Global em Tiljala, onde naqueles dias todo o lixo de Calcutá costumava ser despejado. Você ainda pode se lembrar de que toda a área costumava feder por causa deste lixão. Bábá perguntava o motivo da escolha do 'Dippa' (lixão). Então alguém, tomando a fala de Bábá, dizia também que a estrutura podre do comunismo está exalando muito mau cheiro. Então, se for enterrado no lixão, seu fedor vai se misturar com o fedor do lixão e ninguém perceberá aquele fedor exclusivo que emana da estrutura podre do Comunismo. Ouvindo isso, Bábá ria sacudindo todo o seu corpo e todo mundo ria junto com ele.
Às vezes Bábá perguntava o que Jyoti Basu faria se soubesse que o comunismo estava enterrado ali, e então abordava sobre como Jyoti construiria um memorial para ele e faria orações lá. Então Bábá fazia as pessoas encenarem
algum drama sobre isso. Foi usado vários dramas sobre temas semelhantes. Às vezes, essa discussão e drama iam muito depois da meia-noite. Se alguns vizinhos tivessem assistido a tudo, até tão tarde da noite, eles definitivamente teriam pensado que éramos um bando de lunáticos. Todo mundo ficava tão cansado e terrivelmente entediado vendo a mesma coisa acontecendo de novo e de novo, com temas cada vez mais novos, sob a direção de Bábá. Todas essas coisas não fiziam qualquer sentido para nós, incomodados como estávamos pela exaustão e pelo sono. Nós dizíamos:
"Bábá não tem nada útil para fazer?"
Ele está simplesmente desperdiçando o tempo de todos.
Mal sabíamos!!
Mais tarde, isso começou a acontecer durante os relatórios também. Ninguém entendia o que Bábá estava tentando transmitir. Todos pensavam que o comunismo ainda era uma força muito poderosa no mundo e que através da Perestroika e Glasnost Gorbachev deu-lhe um rosto humano e fez com que parecesse mais atraente. Gorbachev estava tentando remover todos os defeitos aparentes pelos quais o comunismo era frequentemente criticado por todos. Então todos pensavam que Gorbachev tinha fortalecido o comunismo. Esse era o sentimento geral naqueles dias. Mas Bábá dizia que ele estava tentando bombear vida artificial para uma estrutura morta. Às vezes Bábá dizia que Gorbachev estava trabalhando em nome do Entidade Suprema (Deus). Nenhum de nós entendia o mistério que Bábá estava tentando revelar. Ainda hoje eu não acho que nós podemos compreender plenamente o significado de tudo o que Bábá disse e todos os dramas que Bábá roteirizou e encenou através de nós.
Agora só podemos entender que através de todos aqueles dramas na meia-noite sobre o comunismo que o misterioso Diretor Cósmico (Deus) estava realmente roteirizando sua morte prematura. Que pena que mesmo nós não conseguíamos entender o cósmico drama de Bábá. Você pode se perguntar se o mundo algum dia saberá todas essas coisas. Eu fiz a mesma pergunta para Bábá enquanto O massageava no dia 5 de junho de 1989 no bairro de Vishnupur. Bábá estava voltando de Ananda Nagar para Calcutá depois do Dharmamahacakra - DMC. Em 2 de junho - durante uma reunião com os grupos de UPSF e UPYF - Bábá disse, no final da conversa:
"O cenário do mundo passará por mudanças muito rápidas e criará um grande vácuo. Todos vocês devem tentar preencher este vácuo com sua Ideologia. Caso contrário, uma ideia defeituosa o preencherá e prolongará o sofrimento do povo."
A mesma coisa aconteceu. Não conseguimos preencher o vazio criado pela queda do comunismo e o capitalismo tomou conta de todos esses países. Realmente prolongou o sofrimento nesses países. Em Vishnupur eu disse a Bábá que apenas dois dias depois daquela conversa sobre o cenário mundial passando por mudanças muito rápidas, alguns eventos importantes aconteceram. Em 4 de junho, o Partido Comunista foi eliminado do poder na Polônia pelo Solidariedade. Do outro lado do globo, no mesmo dia, na Praça Tiananmen, em Pequim, milhares de ativistas do movimento democrático foram massacrados pelos militares e um comunismo moribundo foi ressuscitado. Eu disse a Bábá que esses dois eventos haviam acontecidos, e que – dada a oportunidade – as pessoas expulsariam o comunismo exatamente como fizeram na Polônia. Caso contrário, só poderá sobreviver através da força bruta, como vimos no massacre da Praça Tiananmen. Perguntei-me sobre a velocidade com que as mudanças ocorreram. Bábá ficou um pouco sério e disse:
"Pranavatmakananda, continue assistindo. O mundo inteiro ficará horrorizado ao ver a velocidade com que a mudança está chegando. Mesmo antes de você chegar a Tóquio, o mundo será bem diferente."
*** Então eu entendi que algo grande ia acontecer.
Então eu disse:
"Bábá, mas a ironia é que ninguém percebe o poder que está por trás de todas essas mudanças. Eles estão dando crédito a alguns x, y ou z."
(Eu estava querendo dizer que o crédito foi dado ao Solidariedade ou Gorbachev ou à Administração dos EUA, por sua diplomacia.) Então Bábá disse:
“Para isso, levará tempo. Somente quando todas as mudanças estiverem completas as pessoas perceberão que apenas por causa d'Aquela Entidade (Deus) todas essas mudanças aconteceram."
No meu último e-mail havia mencionado que Bábá disse ao médico da prisão que quando todas as pessoas começarem a trilhar o caminho do Dharma - A Natureza Espiritual Humana, depois de toda a destruição, então as pessoas desta época dirão que o homem de 5 pés e 3 polegadas (1,599 m) era 'Kalki Avatar' e foi somente por causa dessa Entidade que toda essa destruição ocorreu e as pessoas aceitaram o caminho do Dharma – A Natureza Espiritual Humana.
(** * Estive no Setor HK até o final de 1992 e várias vezes reservei passagem para Tóquio, mas até hoje não pude ir a Tóquio. O mundo agora já é muito diferente).
Assim, somente no futuro, quando todas as mudanças estiverem concluídas, o mundo poderá saber qual mão invisível causou a morte prematura da estrutura comunista e que as outras foram apenas ferramentas. Bábá costumava dizer aos márgiis nos dias de Jamalpur:
"Se todos vocês não fizerem meu trabalho, Será feito através de ovelhas e cabras ou através de tijolos e pedras".
De fato, Bábá provou que isso é verdade. Mesmo agora Bábá está abrindo caminho para a aceitação da Ideologia Cósmica e somos apenas testemunhas mudas. Recentemente eu estava assistindo a um programa da BBC sobre os eventos que ocorreram durante a queda do comunismo. Era um documentário muito bem pesquisado. A partir disso, ficou muito claro que todos os diferentes atores estavam desempenhando seus papéis sem saber que tudo o que estavam fazendo levaria ao fim do comunismo. Eles até disseram que, se soubessem, nunca teriam feito tudo o que fizeram. Assim, Bábá concordava com o trabalho de Gorbachev e outros funcionários do Partido Comunista por realizarem estas tarefas. Está claro que a mesma coisa Bábá fará através de diferentes meios de comunicação nos próximos dias. Agora Bábá nos deixou uma tarefa: quando o vazio for criado após o colapso das estruturas egocêntricas e dogmáticas, temos que preenchê-lo com a Ideologia Cósmica baseada na realização científica dos benefícios do Tantra. Caso contrário, uma ideia defeituosa preencherá esse vazio e a consequência será maior sofrimento. Seremos capazes de fazer isso? Não temos que nos preocupar. De acordo com a garantia de Bábá, quando a Mente Cósmica (Deus) começar a pensar que as pessoas devem aceitar a Filosofia Centrada em Deus, a ideia também será refletida nas mentes unitárias. Agora o vazio está começando a aparecer. Vamos tentar diligentemente fazer a nossa parte.
Bábá Nám Kevalam,
Pranavatmakananda P.S.
No meu último e-mail, bem como neste, tudo o que está entre aspas são as próprias palavras de Bábá, salvo indicação em contrário.
&&&ℨ&&&
Namaskar,
In
yesterday's email one thing got omitted. Bábá
always used the
words "premature
death of Communism".
We never understood the actual significance of the use of the word
'premature'.
It became clear when I was interviewing Dr. Bardhan, who was Bábá's
doctor at Woodlands Nursing Home. During Bábá's
second admission there, one day in the course of some discussion with
the doctor, Bábá
said:
"In
a normal course Communism should have survived for another 40 years.
Paramapurusa (GOD)
could not bear to see the suf ering of the people of the Communist
countries, including the suppression of their spiritual urge. So He
wished the premature end of Communism".
So
it was actually because of the Sam'kalpa
of Paramapurusa that
Communism
died so suddenly and unexpectedly. It was not its natural death.
Some
Dadas told me that, as early as 1983,
Baba started talking about the end of Communism.
After 1987
this became a frequent thing, and started increasing even more in
1988
and 1989,
when almost every day He would bring up the matter in some context or
other. Sometime standing at the entrance of the stairs in the Lake
Gardens quarters after the evening field walk late in the night, Bábá
would enact a
mysterious drama which nobody understood at that time. He would
indulge in a long talk of how Communism
had died and ask GS:
"Sarvatmananda,
see Communism is dead. A rotten smell is coming from its body and
what are you planning to do? Do you want to cremate it or bury it?
For the cremation of such a gigantic structure, how much firewood
will be needed? Is it worth wasting so much firewood on a structure
which brought so much destruction and suf ering to humanity?"
This discussion would go on until
the middle of the night, to decide if the rotten Communist
structure is to be buried or cremated, and if it has to buried, then
where to bury. Bábá
would say that we
should not waste any good land for that. Somebody would remark that
we can use the 'Dippa' near Tiljala Global Jagrti, where in those
days all the garbage of Kolkata used to be dumped. You might still be
able to remember that the whole area used to stink because of that.
Bábá
would ask the reason for selecting the 'Dippa'. Then somebody, taking
their cue from Him, would say that the rotten structure of Communism
is also emitting a
lot of stink. So if it is buried in the Dippa, its stink will get
mixed with the stink of the Dippa and nobody will realize that
separate stink emanating from the rotten structure of Communism.
Hearing this Baba would laugh shaking His whole body and everybody
would laugh along with Him.
Sometimes
Bábá
would ask what Jyoti (Jyoti Basu) would do if he knew that communism
was buried there, and then would dwell on how Jyoti would build a
memorial for it and do prayers there. Then Bábá
would make people enact some drama on that. There used to several
dramas on similar themes. Sometimes this discussion and drama would
go on well past midnight. If only some neighbours had watched it all
so late in the night, they would have definitely thought we were a
bunch of lunatics. Everybody would be so tired and terribly bored to
see the same thing happening again and again with newer and newer
themes under Bábá’s
directorship. All those things didn't make any sense to us, being
bothered as we were by exhaustion and sleep. We would say, "Didn't
Bábá
have anything useful to do?"
He was simply wasting everyone’s time. Little did we know!!
Later
this started happening during reporting also. Nobody understood what
Bábá
was trying to convey. Everybody thought that Communism
was still a very powerful force in the world and through Perestroika
and Glasnost Gorbachev
had given it a human face and made it look more appealing. He was
trying to remove all the apparent defects for which Communism
was frequently criticized by all. So everybody thought that Gorbachev
had made communism
stronger. That was the general feeling in those days. But Bábá
would say that he was trying to pump artificial life into a dead
structure. Sometimes Bábá
would say that Gorbachev
was working on behalf of the Supreme
Entity. None of us
understood the mystery that Bábá
was trying to reveal. Even today I don't think we can fully
comprehend the significance of all that Bábá
said and all the dramas that Bábá
scripted and got enacted through us.
Now
only can we understand that through all those midnight dramas on
Communism
that the mysterious Cosmic
Director (GOD)
was actually scripting its premature death. What a pity that even we
could not understand Bábá’s
cosmic drama then. You may wonder if the world will ever know all
these things. I put the same question to Bábá
while massaging on the 5th
June 1989 at Vishnupur
MG quarters.
Bábá
was on the way back from Ananda Nagar to Kolkata after DMC. On 2nd
June — during a
meeting with UPSF and UPYF cadres — Bábá
said, towards the end of the talk:
"The
scenario of the world is going to undergo very fast change and it
will create a big vacuum. You must all try to fill this vacuum with
your ideology. Otherwise a defective idea will fill it up and prolong
the suf ering of the people."
The
same thing happened. We could not fill the void created by the fall
of Communism
and Capitalism
took over all those countries. It has really prolonged the suffering
in those countries. At Vishnupur I told Bábá
that just two days after that talk about the world scenario
undergoing very fast change some major events had happened. On the
4th June
Communist party
was voted out of power in Poland by Solidarity. On the other side of
the globe on the same day in Tiananmen Square in Beijing thousands of
democracy movement activists were massacred by the military and a
dying Communism
was brought back to life again. I told Baba that these two events had
established that — given the opportunity — people will throw
Communism
out just like they did in Poland. Otherwise it can survive only
through brute force like we saw in the Tiananmen Square massacre. I
wondered about the speed with which the changes had taken place. Bábá
became a bit grave and said:
"Pranavatmakananda, keep
on watching. The whole world will be aghast to see the speed with
which change is coming. Even before you reach Tokyo the world will be
so dif erent."
***
So I understood that something big is going to happen.
Then
I told,
"Bábá,
but the irony is that nobody realizes the power that is working
behind all these changes. They are giving credit to some x, y or z."
(I
was meaning that the credit was given to Solidarity or
Gorbachev or the U.S. Administration for their diplomacy.)
He then said:
“For
that it will take time. Only when all the change is complete will the
people realize that because of 'That' entity only all these changes
took place."
In
my last email there was mention of Bábá
telling to the jail doctor that when all the people will start
walking the path of Dharma
after all the destruction, then people at that time would say that
the 5 foot 3 inch man
was 'Kalki Avatar'
and it was because of that Entity only all these destruction took
place and people accepted the path of Dharma.
(***
I was in HK Sector until the end of 1992
and several times booked a ticket for going to Tokyo, but until today
could not go to Tokyo. The world is now already very different).
So
only in the future when all the changes are completed will the world
be able to know what unseen hand caused the premature death of the
Communist structure
and that the others were just tools. Bábá
used to tell Margiis in the Jamalpur days:
"If
you all don't do my work I will get it done through sheep and goats
or through bricks and stones".
Indeed
Bábá
has proved that to be true. Even now Bábá
is clearing the path for the acceptance of Cosmic
ideology and we are
only mute witnesses. Recently I was watching a BBC program about the
events that took place during the fall of Communism.
It was a very well-researched documentary. From that it was very
clear that all the different players were performing their roles
without knowing that all that they were doing was going to lead to
the end of Communism.
They even said that had they known it, they would never have done all
that they did. So Bábá
could take work from Gorbachev
and other Communist
party officials to perform tasks. It is clear that the same thing
Bábá
will do through different other media in the coming days. Here Bábá
has left us one task: when the void will be created after the
collapse of self-centred and dogma-centred structures, we have to
fill it with Cosmic
Ideology based on
scientific realization of the benefits of Tantra. Otherwise a
defective idea will fill up that void and the consequence will be
greater suffering. Will we able to do that? We don't have to worry.
As per Bábá’s
assurance, when the Cosmic
Mind (GOD)
will start thinking that people should accept God-centred
philosophy, the idea
will be reflected in the unit minds too. Now the void is starting to
appear. Let us try diligently to do our part.
Baba
Nam Kevalam,
Pranavatmakananda
P.S.
In
my last email as wel as this one all that is within quotation marks
are Baba’s own words, unless other wise indicated.