24/12/2022
04/12/2022
03/12/2022
PRINCÍPIOS DE PROUT
1. Varn’apradha’nata’ cakradha’ra’ya’m
6. Tiivrashktisampa’tena vipariitadha’ra’yam’ prativiplavah
Significado: Da mesma forma, se num curto período de tempo o
ciclo social se reverter através do uso de uma força extraordinária, a tal
mudança dá-se o nome de “contrarevolução” (prativiplava). A contra-revolução
tem uma duração menor ainda do que a contra-evolução.
7. Pu’rn’a’vartanena parikra’ntih
8. Vaecitryam pra’krtadharmah sama’nam’ na bhavis’yati
9. Yugasya sarvanimnaprayojanam’ sarves’a’m’ vidheyam
10. Atirikitam’ prada’tavyam’ gun’a’nupatena
11. Sarvanimnama’nabardhanam’ sama’ja jiivalaks’an’am
12.* Sama’ja’deshena vina’ dhanasaincayah akartavyah
13. Sthu’lasu’ks’maka’ran’es’u caramopayogah prakartavyah
vica’ra samarthitam’ van’t’anainca
14.Vyas’t’isamas’tisha’riirama’nasa’dhya’tmika
sambha’vana’ya’m’ caramo’ payogashca
15. Sthu’lasu’ks’maka’ran’o’payoga’h susantulita’h vidheya’h
Por “ajuste apropriado” entende-se que a sociedade deve adotar uma política ajustada quando se tratar de serviços prestados por uma pessoa com capacidade física, mental e espiritual. Quando usufruir dos serviços de uma pessoa, a sociedade deve levar em consideração a habilidade predominante na pessoa, nos planos físico, intelectual e espiritual. Com aqueles que têm maior desenvolvimento físico e intelectual, a sociedade deve adotar uma política equilibrada, exigindo deles mais serviço intelectual e menos serviço físico, porque a capacidade intelectual é comparativamente mais sutil e rara. Daqueles que são física, mental e espiritualmente desenvolvidos, a sociedade deve obter o máximo de serviço espiritual, um pouco de serviço intelectual e muito menos de serviço físico.
16. Deshaka’lapa’traeh upayoga’h parivarttante te
Jamalpur, 28 de junho de 1961
[1] O
universo infinito é composto de dois princípios: Consciência Suprema — ou
Paramá Purus’a, em sânscrito; e Energia Suprema — ou Prakrti. A Consciência
controla a Energia no primeiro estágio, quando não há criação. A partir de um
momento indefinível em tempo e lugar, a Consciência permite à Energia que atue
sobre uma parcela de Si, dando-se início à criação. Mas o estado original da
Consciência continua imutável, em paz e igualdade absoluta, onde a Energia não
tem qualquer expressão. Para um maior aprofundamento na filosofia espiritual,
recomendamos a leitura de outros livros publicados pela editora.
02/12/2022
23/11/2022
21/11/2022
20/11/2022
02/11/2022
20/10/2022
18/10/2022
04/10/2022
PROUT versus SOCIALISMO/MARXISMO
PROUT*, a Teoria da Utilização Progressiva formulada por Shrii PR Sarkar, é um sistema sócio-econômico inteiramente novo e revolucionário que é centrado em Deus, na Espiritualidade, Dharma.
Com o fim da URSS e o auge do capitalismo, aproximam-se os dias em que PROUT torna-se altamente oportuno, e a máxima divulgação desse novo modelo deve ser feita. Shrii PR Sarkar nos orienta que apenas mencionar o termo PROUT é suficiente para trazê-lo à exposição. Devemos ser inflexíveis em levantar a bandeira de PROUT sempre que possível.
Tenha em mente que o socialismo/comunismo são totalmente antagônicos a PROUT. Shrii PR Sarkar denuncia os caminhos do socialismo/comunismo a cada passo. Portanto, devemos ser claros para apresentar PROUT como algo distintamente diferente e inteiramente novo - não ligado às formas dogmáticas e opressivas do socialismo/comunismo.
Na filosofia de PROUT se afirma:
Portanto, o termo “socialismo progressivo” não tem lugar em nosso vocabulário de PROUT. E ninguém deve pensar que PROUT é uma forma de socialismo comunista ou que o socialismo comunista está relacionado com PROUT.
No seu discurso em hindi Shrii PR Sarkar usa o termo “pragatishiila samaj tantra”. E este significa sistema social progressivo.
Infelizmente, alguns proutistas confusos estão muito interessados em vincular o socialismo à PROUT, e falham em afirmar que PROUT é totalmente contra o socialismo. De fato, por décadas, alguns vêm deturpando PROUT dessa maneira.
Problema ocorreu devido a tradução errada de alguns trabalhadores proutistas que fazem esta citação a seguir para tentar relacionar PROUT ao socialismo progressista como sendo muito próximo do comunismo. Em sua vida prática, tais trabalhadores mantêm relações muito próximas com esses líderes comunistas e seus quadros; e estes trabalhadores proutista elogiam suas atividades, como se PROUT fosse uma espécie de comunismo.
A tradução atual erroneamente feita anteriormente é esta:
"O sistema social que vai nascer, mantendo o paralelismo e a harmonia com o tempo, o espaço e a pessoa, será chamado de socialismo progressista. Nosso PROUT é esse socialismo mais progressista. A sociedade terá que fazer provisões para assegurar um aumento no padrão de vida de cada indivíduo. Quando o socialismo progressista for estabelecido dentro da estrutura da democracia, então a democracia será bem-sucedida." (4)
"O sistema social que virá a existir, mantendo o paralelismo e a harmonia com o tempo, o espaço e a pessoa, será chamado de “pragatishiila samaj tantra” [sistema social progressivo]. A sociedade terá que tomar providências para garantir um aumento no padrão de vida de cada indivíduo. Quando o “pragatishiila samaj tantra” [sistema social progressivo] for estabelecido dentro da estrutura da democracia, então a democracia será bem-sucedida." (5)
Quando se conhece e compreende o real significado de PROUT, ou seja, “pragatishiila samaj tantra”, então é bastante consistente com todos os ensinamentos dados por Shrii PR Sarkar. Mas quando alguém está confuso e erroneamente pensa que “pragatishiila samaj tantra” significa socialismo, então eles pensam erroneamente que os ensinamentos de Shrii PR Sarkar são contraditórios.
O termo “socialismo progressivo” aparece apenas em um único discurso, ou seja, Materialismo Dialético e Democracia. E isso aconteceu porque o termo original em hindi pragatishiila samaj tantra foi erroneamente traduzido como socialismo progressivo.
Ananda Marga Caryacarya afirma:
"Não faça negócios com um partido cujas políticas sejam opostas às da Marga". (6)
Por causa da maneira como alguns chamados proutistas apresentam PROUT na plataforma pública, ou seja, equiparando-o ao socialismo, as pessoas certamente concluirão que PROUT é simplesmente uma repetição do socialismo/comunismo. Isso significa que pessoas boas, pessoas com visão de futuro, progressistas, ou seja, as mesmas pessoas que queremos atrair e trazer à PROUT, ficarão desinteressadas em PROUT se acharem que é outra forma de socialismo/comunismo. Esse é o terrível resultado de toda essa abordagem: pessoas boas serão afastadas de PROUT. Portanto, devemos ter 100% de clareza, especialmente em todos os países, que PROUT é uma nova filosofia que se opõe às formas opressivas do socialismo/comunismo.
Em toda parte se sabe que socialismo significa comunismo. O nome completo da URSS era República Socialista Soviética Unida. Assim, esses comunistas rotularam-se abertamente como socialistas. Os dois termos - comunismo e socialismo - são totalmente intercambiáveis.
Na Índia, a maioria dos márgiis teve que lutar diretamente contra os comunistas para que não se confundissem nesse ponto. Eles entendem que PROUT não deve ser vinculado de forma alguma a esquerdistas. Assim, são principalmente apenas alguns de nossos irmãos ocidentais que estão confusos.
Esta é uma maneira negativa e prejudicial que eles estão propagando PROUT. Desta forma, as pessoas certamente concluirão que PROUT é simplesmente uma repaginação do socialismo/comunismo.
A filosofia de PROUT afirma: "Os grupos de esquerda estão engajados em criticar os capitalistas, o que não está produzindo resultados frutíferos, e os capitalistas seguem conquistando o poder influenciando os partidos que estão no poder". (7)
O Propositor de PROUT afirma:
PROUT tem sua própria plataforma baseada em justiça econômica, movimentos samaj -social, filosofia centrada em Deus, formação de cooperativas, equilíbrio ambiental, fraternidade cósmica e tantas diretrizes práticas e pungentes que realmente revolucionam a sociedade. De fato, dentro da estrutura proutista, Shrii PR Sarkar deu incisivamente muitas soluções para problemas sócio-econômico-políticos criados pelo capitalismo.
A filosofia de PROUT afirma:
1. Prout in a Nutshell - 21, Economic Democracy
2. Prout in a Nutshell - 21, Economic Democracy
3. Prout in a Nutshell, Part 6, "Materialismo Dialético e Democracia"
4. Prout in a Nutshell, Part 6, " Materialismo Dialético e Democracia"
5. Prout em Resumo, Parte 6, "Materialismo Dialético e Democracia"
6. Ponto de Referência 26b do CC parte II, Sociedade capítulo
7. Prout em Casca de Noz - 4, Discursos sobre Prout, Ponto #2
8. Problemas do Dia, Ponto #3
9. Alguns Problemas Resolvidos - 9, Dinâmica Econômica
10. Prout em poucas palavras - 15, O Valor Existencial da Ideologia
*http://www.prout.org/por/portt_c.htm
Em Seu serviço,
Maheshvarah Deva