Vocês sabem, não há nada desordenado nesse Universo. Tudo se move de acordo com certas regras. Nesse nosso sistema solar, o Sol é o núcleo, e tantos planetas movem-se ao redor desse Sol. Nesse sistema planetário, a Terra é o núcleo, e a Lua move-se ao seu redor. Similarmente, no sistema atômico, também existe um núcleo, e os elétrons movem-se ao seu redor. Na nossa ordem cosmológica, a Consciência Suprema é o núcleo e tantos objetos animados e inanimados estão se movendo ao Seu redor, consciente ou inconscientemente Os seres humanos movem-se conscientemente, e outros animais, outros seres vivos menos evoluídos, bem como objetos inanimados – até mesmo alguns seres humanos – movem-se inconscientemente. O raio daqueles que se movem inconscientemente permanece inalte-rado, ou, até mesmo devido as suas propensões baixas, esse raio pode até aumentar. Mas os aspirantes espirituais sempre tentam diminuir a extensão dos seus raios. Eles se aproximam mais e mais do Supremo e, quando ficam o mais próximo possível, eles se tornam um com o Núcleo; esse é o estágio da Salvação.
Agora, são tantas entidades, tantos indivíduos que se movem ao Seu redor; eles têm tantas estruturas físicas – altas, baixas, brancas, escuras, educadas, analfabetas – mas a meta comum é o Núcleo, a Consciência Suprema. Não deveria haver nenhuma timidez, nenhum ódio, nenhum complexo mental nos seres humanos, porque aquele Núcleo é o "EU" maior de todos – aquele Núcleo é o Progenitor Supremo de todos.
(Baba em Fiesch)
Neste universo nada está além da Consciência Suprema. Você permanece sempre dentro do Seu círculo, do seu alcance. Imagine que uma vaca esteja atada a uma estaca, com uma corda. A corda pode ser curta ou longa, mas a vaca tem que se mover ao redor da estaca. Da mesma forma, os seres humanos estão se movendo em torno do Núcleo Cósmico. Eles dão voltas sem saber que estão atados a uma estaca, sem saber QUEM está no centro. Eles pensam que são tudo, que sabem muito. Acreditam que não são criaturas comuns; e isso cria orgulho neles. Então, enquanto se movem, de repente uma pergunta lhes vem à mente. Eles perguntam para onde estão indo, e de onde vem a inspiração para se moverem. Quando se dão conta disso, quando essa pergunta surge em suas mentes, aí então eles sabem que estão se movendo em volta de uma estaca, e que devem ir em direção ao centro, para o Núcleo Supremo. No dia em que essa realização surge, eles se tornam aspirantes espirituais, e o raio começa a diminuir. Quando o raio se torna zero, então eles se fundem com a Consciência Suprema.
Os seres humanos têm que continuar a se mover enquanto sentirem que eles e a Entidade que os criou, a Consciência Suprema no Núcleo, são duas entidades diferentes. Quando, chegando próximos da estaca, eles subitamente se dão conta de que eles e a Entidade que os criou não são diferentes, então a distância entre os dois desaparecerá, e ambos se tornarão UM – eles irão se fundir no néctar da Consciência Cósmica. Essa é a meta final de todos os seres, das plantas, de qualquer coisa que tenha vida. Por isso, a pessoa que ingressa no caminho da prática espiritual cedo é sábia – e afortunada também.
("Prajina Bharati", Junho 1980)
Bem, a Consciência Suprema é a Suprema Entidade Testemunhal. Seja o que a sua cons-ciência individual esteja vendo ou sentindo – tudo está sendo testemunhado pela Entidade Suprema. Suponha que você está imaginando um rinoceronte na sua mente, e que esse rinoceronte se move dentro da sua mente. Seja o que o rinoceronte esteja fazendo, você está vendo; seja o que o rinoceronte esteja pensando, você está ouvindo. Seja o que o rinoceronte faça, instantaneamente está sendo testemunhado por você. Nenhuma atividade, nenhuma onda mental desse rinoceronte é segredo para você – você sabe de tudo.
Portanto, o que quer que esteja sendo feito no universo, isso nada mais é do que a criação mental da Consciência Suprema; tudo está dentro da mente dele. Ele é o Macrocosmo, e tudo é microcosmo. Toda e qualquer pessoa está se movendo na mente dele. Tudo está dentro dele, nada está fora. Logo, seja o que estiver sendo feito, Ele vê. Ele sabe, Ele sente. Este universo não é nada mais do que uma projeção mental dessa Consciência Suprema. Por isso, uma vez que tudo é Sua criação mental, então tudo e todos são Seus filhos. Ele não é o governante, Ele não é o administrador, Ele não é o chefe. Ele é o criador, Ele é o gerador, Ele é o operador, Ele é o destruidor. Quando Ele retira Suas ondas mentais para dentro de si mesmo, então nada permanecerá. Você veio dele, você está se movendo dentro de Sua mente, e, finalmente, se tornará um com Ele. É por isso que eu disse, Ele sendo o gerador é representado por "G"; Ele sendo o operador é representado por "O", e Ele sendo o destruidor é representado por "D" – "G –O –D" [Deus em inglês]. Ele é Deus.
(Baba em Fiesch)
A Consciência Cósmica é a controladora da força vital que mantém os organismos vivos. Ela é a nossa amiga que nos salva das mandíbulas das calamidades pelo toque afetuoso e delicado. Ela existe em toda parte. Está presente ao nosso redor, às vezes como expressão sonora, às vezes como pensamento ou emoção e, ainda, às vezes, como entidades individuais. Não há lugar algum no universo onde sua Entidade não esteja manifesta. O que nós aparentemente consi-deramos ser um vazio está também pleno de Sua Entidade. Essa Consciência Infinita está até mesmo onde o intelecto humano não consegue alcançar, e vai até onde a imaginação ricocheteia, perplexa e deslumbrada. No mundo planetário, é Sua glória que brilha como sol. A coluna vertebral do sistema nervoso, o louvor aos ancestrais, a verdade dos sábios, o controlador, o amigo, o sol – serão todas essas, entidades separadas? Não, tudo é Ela, tudo é Ela, tudo é Ela.
(Subhásíta Samgraha II)
Existe apenas uma lua, mas os seus reflexos em incontáveis poças d’água, parecem como inumeráveis luas. Nenhuma outra lua nasceu. A mesma lua está sendo refletida em muitos receptáculos. Similarmente, a única e mesma Consciência Suprema está sendo manifestada como infindáveis entidades individuais, em incontáveis receptáculos mentais, em incontáveis mentes.
(A Graça de Baba)
Ele está se movendo? Não, não, Ele não está. Ele jaz imóvel, como um tronco de árvore. Ele está longe? Não, não - não está. Ele está muito perto. Ele é a Vida da minha vida. Ele está em você, e em mim. Ele está dentro e fora, e em todos os lugares. Quando um aspirante espiritual se familiariza com Sua Entidade Bem-Aventurada, dizemos que ele está estabelecido na Consciência Suprema. Nesse estágio, tanto interna quanto externamente se atinge a unidade. A mente então se mantém além da atração por insignificâncias, e um relacionamento verdadeiro é estabelecido com o Ser Supremo. Enquanto o corpo permanece no mundo mortal, a alma é absorvida na Alma Suprema.
(Subhásita Samgraha II)
Qualquer energia é invisível. Nós vemos a operação e a ação da energia elétrica através da lâmpadas, ventiladores, etc. Similarmente, ninguém jamais viu o sol – somente a sua ação. Ele parece redondo, mas a uma distância pequena é simplesmente algo queimando. Logo, a eletricidade e o sol são para serem apenas sentidos. É o mesmo com a mente. Ninguém pode mostrá-la, nem vê-la. Só se pode sentí-la. Similarmente, a Consciência Suprema só pode ser sentida e realizada. Quando toda a mente é preenchida com o sentimento da Consciência Suprema, você quase não consegue agüentar – nem pode tão pouco expressar a bem-aventurança. Você a sente – você pode apenas desfrutá-la!
(Ánanda Vacanámrtam)
O conceito de Deus e Satanás é equivocado. Se aceitarmos a existência de Satanás isso significa que existem dois Deuses, um Deus positivo, e um Deus negativo, Satanás. E isso desafia a autoridade da Consciência Suprema – isso não pode ser. Logo, não existe Satanás. Em todos os lugares há o comando da Consciência Suprema; em lugar algum há o comando de Satanás. Satanás é a força centrífuga que afasta o aspirante, um ser humano, para longe do Núcleo Supremo.
(Ánanda Vacanámrtam)
A Consciência Suprema é o abrigo de todas as entidades, é a única entidade que não requer qualquer abrigo para manter a Sua existência.
Esta cidade de Patna está abrigada dentro do estado de Bihar. Bihar está dentro da Índia. A Índia está dentro da Ásia. A Ásia está dentro deste planeta. Este planeta está dentro deste sistema solar. Este sistema solar está dentro da Consciência Infinita. Logo, ninguém A abriga. Ela não depende de nenhum abrigo. A existência dela não depende da compaixão de qualquer segunda entidade.
(Ánanda Vacanámrtam)
A Consciência Suprema está em você como óleo está na semente. Esmague a semente através da prática espiritual (sádhana) e você O realizará; separe a mente da Consciência e você verá que a resplandecência da Consciência Suprema ilumina todo o seu ser interior. Ela está lá como a manteiga no creme: agite-o e Ela aparecerá do interior. Mexa a sua mente através da prática espiritual e Deus aparecerá como a manteiga no creme. Ela é como um rio subterrâneo em você. Remova as areias da mente, e você encontrará as águas claras e frescas dentro de si.
(Subhásita Samgraha IV)
A Consciência Suprema ocultou-se dentro da sua mente. Ele está escondido atrás da cortina do seu “eu”. Você não precisa ir para as montanhas dos Himalaias para descobrir aquilo que está oculto no seu próprio “eu”. Será que alguém precisa de um espelho para ver um bracelete na sua própria mão? Então o Supremo está dentro de você. Há apenas a necessidade de remover o véu do ego.
("Nitti and Dharma")
Temos que remover completamente este ego, este “sentimento de eu”. Todos os fardos, toda confusão, todas as considerações de respeito ou desrespeito estão conectadas a esse “eu”.
Quando alguém discorda de você, você o processa no tribunal. Por que você se preocupa tanto? Só para vingar seu ego. Todos os problemas e frustrações são somente devidos ao ego unitário. O fato é que mesmo após entregar tudo a Deus, o arqui-inimigo “eu” permanece. Você dirá, “Eu entreguei tudo a Deus”. –Eu, eu, eu! Meu amigo, entregue esse “eu” também a Deus e somente aí a sua entrega será completa. Todos os problemas se devem a esse “eu”.
("Mantra Caetanya")
Ora, quando é que uma pessoa sente que ela deve amar o Supremo? É quando ela se liberta dos sentimentos egoístas. Mas alguém dirá, “Dizem que Deus é misericordioso, mas eu sou um desafortunado, não estou recebendo a Sua graça”. Existem muitas pessoas que falam assim. Mas vocês sabem, meus filhos, vocês sabem, minhas filhas, não há parcialidade Nele. Ele despeja a Sua graça divina para todos. Ele existe para toda e qualquer criatura, mas uns sentem a sua graça, enquanto outros não. Qual é a razão? Há uma chuva celestial de graça. Mas suponha que você esteja segurando um guarda-chuva acima da sua cabeça. Será que você vai ser encharcado pela chuva? Ah, não. Aquele que quer desfrutar dessa chuva de graça deve remover o guarda-chuva do ego acima da sua cabeça, e será então encharcado pela chuva di-vina. Assim, um aspirante espiritual, um Yogue, deve livrar-se de todos os sentimentos egoístas. E, no momento seguinte, ele estará na proximidade da Entidade Suprema.
("Man and His God") Os Pensamentos de P.R.Sarkar
Nenhum comentário:
Postar um comentário