Daevi hyes’á gun’amayii mama
áyá duratyayá Mámeva ye prapadyante
máyámetám’ taranti te
Esta Daevii Máyá ( Máyá do Senhor ), Parámáyá ( Princípio Operativo ), Paráshakti ( Princípio Criativo ), tem tríplice atributo. É difícil superá-la. Isto é um fato, mas quem é esta Máyá? Esta Máyá é minha, ou seja é a Máyá de Parama Purus’a (Deus). Esta Máyá está completamente subordinada a Ele. Ela não pode fazer nada sem Sua vontade. Isto também é falado em A’nanda Sútram.
Máyá operada por Parama Purus’a
é somente Bhave Ságara ( Ciclo Cósmico ). Como esta Máyá é de Parama Purus’a,
somente aqueles que se unem a Ele, podem ultrapassá-la.
Os seres humanos temem esta Máyá, mas por que deveriam temê-la um Sádhaka (espiritualista)? Sádhakas nunca temem Máyá porque eles amam Parama Purus’a. Se Parama Purus’a é o controlador desta Máyá e se Sádhakas têm amor por Ele, por que deveriam eles temê-la? Portanto, um Jinánii (intelectual de Jinana Yoga) pode temer Máyá, mas não um devoto.
Um Jinánii e um devoto chegam ambos a
um pomar de mangueiras. O Jinánii vai contar o número de frutos enquanto que o
devoto colhe uma manga madura e a come. O primeiro discute prolongadamente
sobre a manteiga, enquanto que o segundo come o creme. Os Jinániis terminam se
arrependendo mas os devotos conseguem a verdadeira graça. Devotos sempre agem
sabiamente. Os Jinániis enchem seus cérebros com diferentes problemas de lógica
das escrituras, enquanto que os devotos tiram a nata das escrituras.
Os devotos têm o refúgio de Parama Purus’a. Parama Purus’a é um navio, um imenso navio. Embarcando nele, os devotos
irão sentar-se e atravessar o Ciclo Cósmico confortavelmente.
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