Esta
criação dos cinco fatores fundamentais (éter, ar, luz, líquido
e sólido) é a manifestação mais densa da Citta
Macrocósmica ou Tecido Mental
Cósmico. Durante a fase introversiva da Mente Cósmica,
ou pratisaiṋcara, os fatores
quinquelementais entraram em contato com os poderes divinos de
Puruśottama, a Suprema
Entidade Conhecedora, e desenvolveram as vibrações da vida.
Quanto mais esta energia vital recebia o brilho de Brahma
ou a Suprema Consciência, mais iluminada ela se
tornava, e este brilho a conduzia adiante no caminho da
auto-realização. As mais elevadas criaturas
pensantes foram capazes de acelerar a velocidade de suas
consciências unitárias
à frente da velocidade de atração, ou na fase introversiva
de Brahma. O ser
vivo mais elevado era chamado de ser humano ou mánuśa,
que significa um ser intelectual.
O
desenvolvimento do intelecto não é uniforme na humanidade. Não
há dois indivíduos idênticos. Na perspectiva do tempo, as
pessoas do passado antigo tinham um intelecto menos desenvolvido
do que as pessoas dos dias atuais. Milhões de anos atrás, quando
de acordo com Brahmacakra (Ciclo
Cósmico), ou o ciclo da criação, o primeiro bebê
humano nasceu, esta terra não era tão segura quanto é hoje. Os
seres humanos daquela época eram completamente cercados por
florestas densas que eram infestadas de animais e répteis ferozes
- por enormes criaturas carnívoras com dentes ferozes e salientes
em busca de presas. Eles não tinham um lar doce para protegê-los
de trovões, tempestades, furacões e meteoros. O calor escaldante
do sol do meio-dia tentou destruir a própria vida do primeiro
bebê humano. Este era o tipo de ambiente em que os seres humanos
se encontravam naqueles dias.
Tais
circunstâncias não eram propícias para que os seres humanos
desenvolvessem seu intelecto ou trilhassem o caminho da auto-introspecção. Naqueles dias, as pessoas empregavam toda a sua
energia apenas para sua autopreservação contra a natureza
implacável, e durante aquela Era de luta amarga, a coisa mais
importante era a força física. Naquela Era distante, as pessoas
perceberam o valor de uma coisa - que o poder é o direito. Como
todas as forças eram hostis à sua existência, elas não se
sentiam seguras vivendo uma existência dispersa e isolada. Então,
elas se aproximaram umas das outras e formaram muitos pequenos
clãs ou tribos com o único propósito de autopreservação por
meio da luta coletiva.
Naqueles
dias, a pessoa mais poderosa de um clã ou gotra
se tornava o líder do grupo e era adorada como um herói pela
sociedade. Assim, surgiu no passado antigo a primeira Sociedade
Kśatriyan
(Sociedade Guerreira).
Aqueles
que primeiro inventaram o uso do fogo por meio da fricção, que
forneceram aquele toque agradável de calor ao corpo humano
congelado pelas noites frias de inverno, tornaram-se as maiores
pessoas. Essa grandeza foi alcançada por força do mérito e não
por pura força física. A sociedade tinha essas pessoas na mais
alta estima como Rśis
(sábios) ou pioneiros do bem-estar humano.
Mais
tarde, os seres humanos tornaram a comida deliciosa e facilmente
digerível ao assá-la no fogo. A pessoa que primeiro ensinou as
pessoas a utilizar o fogo também foi aclamada como um Rśi,
um discípulo dos Rśis
anteriores. Aqueles que descobriram a arte de tecer tecidos para
vestir o corpo humano nu, aqueles que ensinaram como domesticar
animais e fornecer leite de vaca para bebês privados do leite
materno, e aqueles que resolveram os problemas de transporte
inventando carros de boi, todos eles foram chamados de Rśis.
Todos eles foram antepassados honrados da sociedade humana e todos
eles são dignos de serem lembrados, bem-vindos e reverenciados.
Os Rśis foram os precursores
de novas inovações para a sociedade. A Sociedade
Kśatriya
os tinha em alta estima como Vipras
(intelectuais) e os adulavam com honrarias.
Anos
se passaram. Os seres humanos se tornaram mais familiarizados com
o mundo externo. Eles aprenderam a usar muito mais objetos e a
utilizá-los de uma maneira melhor. Algumas pessoas naturalmente
permaneceram preocupadas com objetos mundanos para torná-los mais
úteis. Esse grupo de pessoas, obcecadas por objetos mundanos, eram conhecidos como Vaeshyas (Negociantes).
Como
regra natural, os Vipras ou
Kśatriyas gradualmente se
tornam subservientes aos Vaeshyas
apenas para buscar uma existência. Na ausência de fazendeiros,
nenhuma comida estava disponível; sem tecelões, nenhuma roupa
estava disponível – ferreiros, oleiros, sapateiros,
comerciantes de couro, etc. também eram indispensáveis.
Geralmente, a Sociedade Vipra
não tinha alternativa a não ser se render à supremacia Vaeshya.
Aqueles
que eram totalmente desprovidos de quaisquer atributos dos Vipras
(intelectuais), Kśatriya
(Guerreiros) ou Vaeshyas
(Negociantes) se tornaram servos obedientes desses
grupos, mas todas essas três classes exploraram impiedosamente
essas pessoas.
O
mundo avançou ainda mais. Mais mudanças ocorreram na estrutura
social. Como consequência natural do fluxo da criação, os seres
humanos descobriram o dinheiro. O dinheiro gradualmente se tornou
o meio de prazer físico. Isso deu origem a tensões entre as
pessoas porque quanto mais dinheiro alguém conseguia acumular,
mais rico se tornava. Se as pessoas ricas assim o desejassem, elas
poderiam possuir vastas propriedades e todas as comodidades da
vida. Na sociedade dominada pelos Vaeshyas,
os Vaeshyas eram a classe mais
rica, e outras classes eram completamente dependentes de seu
dinheiro para sua autopreservação.
Esta
sociedade dominada por Vaeshya
existe até hoje, e como consequência da exploração, as
sociedades Viprian e Kśatriyan
degeneraram ao nível de Shúdras
(Trabalhadores). É uma lei natural que apenas algumas pessoas
podem atingir a opulência, mas os Shúdras
são a maioria. Hoje, esses Shúdras
estão coletivamente determinados a destruir a dominação dos
Vaeshyas e aniquilá-los. Há
uma indicação clara da dominância emergente dos Shúdras,
mas essa dominância dos Shúdras
é uma verdade absoluta?
A
Sociedade Shúdra
permanecerá como a ordem final? Se o controle da sociedade
deslizar para as mãos dos Shúdras,
a prosperidade material e o progresso espiritual da humanidade não
serão obstruídos? Como consequência da luta pela dominação
Shúdra, as pessoas estão
começando a entender que tipo de padrão social garantirá o
bem-estar genuíno da sociedade.
Nenhuma
classe social deve dominar a sociedade. Se uma classe for
dominante, as outras classes certamente serão exploradas.
Portanto, todos devem ter oportunidades e direitos iguais
garantidos. Para o progresso da humanidade, um ajuste harmonioso
na sociedade é essencial. Muitos estudantes geniais são
compelidos a abandonar seus estudos por falta de dinheiro, e pela
mesma razão muitos artistas são obrigados a restringir seu
talento extraordinário. Isso se deve a uma ordem social
defeituosa. Este estado de coisas não pode continuar por mais
tempo.
Capitalistas
astutos construíram um ninho frágil a partir de seu intelecto
ganancioso, assim como o pássaro tecelão constrói um ninho. No
interesse coletivo de todos os seres humanos, esse ninho deve ser
despedaçado. Só então os seres humanos podem liderar toda a
sociedade em direção ao bem supremo. Caso contrário, apenas um
punhado de pessoas pode atingir a perfeição. A menos que haja
uma transformação completa, será extremamente difícil liderar
toda a sociedade para a posição suprema. Os intensos choques e
conflitos do mundo físico continuamente desviarão a atenção
das pessoas para objetos externos de prazer e criarão obstáculos
no caminho de seu progresso espiritual.
Em
uma ordem social harmoniosa, ninguém correrá atrás de fama ou
riqueza como um cachorro louco. Um ambiente externo agradável
ajudará a adquirir equilíbrio psíquico, e a pobreza interna das
pessoas diminuirá gradualmente.
Sa
tu bhavati daridra yasya áshá vishálá
Manasi ca
parituśt́e ko'rthaván ko daridrah.
[Aqueles
cujos [[desejos]] são vastos tornam-se pobres: Se alguém é
mentalmente feliz, quem é rico e quem é pobre?]
Ó
seres humanos, construam a estrutura social considerando as
necessidades da humanidade. Não tentem fazer nada por seus
pequenos interesses pessoais e de grupo, porque o pouco que vocês
querem fazer com sua visão limitada não pode durar. O toque
cruel do tempo aniquilará suas aspirações em um esquecimento
que vocês não podem compreender. Não é necessário estudar muitos livros para saber como trabalhar, como fazer, como reter e como
renunciar. Em vez disso, vocês devem olhar para cada ser vivo do
universo com sentimentos sinceros de amor e compaixão. Só então
vocês perceberão que tudo o que vocês fazem, retêm ou quebram
é gerado e controlado pela Entidade Suprema. Nessa
condição, vocês perceberão que todas as suas atividades
positivas e negativas estão inseridas no estado de
bem-aventurança total. Por meio da ação misturada com devoção
e conhecimento, vocês encontrarão o significado da sua vida, o
tesouro supremo do seu coração. Esse tesouro vocês, sem saber,
mantiveram cuidadosamente escondido na caverna dourada do seu
coração.
Sei
ānanda carāńa pate śad́ rtu ye nrtye mate
plovana vaye
yáya dharate varańa giiti-gandhere.
[Com
os passos silenciosos da Entidade Suprema, as seis estações
irrompem em dança. O mundo inteiro se torna inundado com canções
de boas-vindas e incenso.]
P.R.
Sarkar,1 de janeiro de 1955 DMC
Publicado
em:
Ananda
Marga Ideologia e Modo de Vida em poucas palavras Parte 1 [uma
compilação]
Compêndio
de
Prout
- Parte 1 [uma compilação]
Subháśita
Saḿgraha Parte 1
Expressão
Suprema Volume 2 [uma compilação]
O
Grande Universo: Discursos sobre a Sociedade [uma compilação]
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