20/02/2013

O Período de Transição


Shrii Shrii Anandamurti
30 de Dezembro de 1978, Patna

O que significa “yugasandhi”? “Yuga” significa “era” e “sandhi” significa “juntura”. Portanto, yugasandhi significa “junção entre eras”.

Em um certo estágio no movimento da sociedade humana ao longo do seu caminho, o comportamento, maneiras, costumes, intelecto e sabedoria das pessoas pára de se desenvolver – elas ficam estáticas; e a sociedade perde sua capacidade de mover-se adiante. É nessa situação crítica da história que a sociedade sente a necessidade de uma personalidade extremamente poderosa, um Mahásambhúti. Nessa situação, o advento de uma tal personalidade poderosa é inevitável.

Já foi dito que sadvipras estarão no núcleo do ciclo social para guiar e controlar o movimento da sociedade. Eles não permitirão que ninguém cometa torturas ou exploração. Contudo, naquele estágio de estaticidade aguda na sociedade, que ocorre em cada três a quatro mil anos, o advento de uma pessoa grandiosa e extraordinariamente poderosa é extremamente necessário. Uma tal figura, ou “Mahásambhúti”, introduz dinamismo no corpo social e acelera a velocidade do seu movimento. Todas as pessoas virtuosas do mundo respondem ao seu chamado e reúnem-se em torno dela. Ela cria uma polarização na sociedade: as pessoas virtuosas contra as malvadas. No choque entre os dois grupos, as pessoas virtuosas saem vitoriosas por mérito dos seus esforços especiais, associados com a graça daquela grande personalidade. O próprio advento dela significa vitória na guerra. A marca da vitória certamente aparecerá sobre as frontes das pessoas virtuosas. Os bravos companheiros desseMahásambhúti acompanham-no de era em era, preferindo trabalhar com Ele do que alcançar sua própria liberação. Eles podem ter grandes ambições ou não, eles podem sofrer de complexos de superioridade ou inferioridade ou não. Mas não existe elemento maligno nesse mundo que possa derrotar essas pessoas abençoadas. Ao invés disso, na última fase do conflito, as forças do mal estão fadadas a admitir a derrota total. Portanto, para aqueles de vocês que estão marchando em frente no caminho da virtude, o caminho do dharma, eu digo: “Continuem marchando com segurança, sem preocupação.”

Os companheiros de Shiva não eram estudiosos de renome, mas eram pessoas virtuosas que estavam sempre prontas a lutar contra o pecado. Na história elas são chamadas de “soldados espirituais de Shiva”. Vocês deveriam lembrar-se que no mundo atual vocês são o séquito ou “gańa” de Shiva. Quer dizer, vocês vieram ao mundo para terem vitória, e não para a derrota. Uns poucos milhares de anos atrás, Krśńa nasceu. Também nessa época, os companheiros dele – os gopas e as gopis de Vraja , que trabalharam com ele para acelerar a velocidade do movimento social – também não eram grandes estudiosos ou eruditos, mas foram eles que acabaram vitoriosos. Naqueles tempos, cantavam-se muitas canções em louvor a essas grandes pessoas.

Também nos dias atuais vocês podem ver por si mesmos como o movimento social está parando. Quando o progresso social perde a sua velocidade, isso é chamado de “yugasandhi” (período de transição), em sânscrito. Todos vocês nasceram em um tal período de transição e reuniram-se aqui hoje. No futuro, as pessoas honestas e virtuosas da sociedade irão respondeu ao chamado de vocês e irão se unir. A mesma polarização está acontecendo agora, tal como ocorreu no passado: as pessoas honestas estão com vocês e irão ficar com vocês; as pessoas desonestas irão opôr-se a vocês agora, e no futuro continuarão com seus esforços para impedir o progresso de vocês. Sempre que houver uma guerra entre dharma e adharma, vocês certamente serão vitoriosos. Vocês não estão sozinhos: o dharma está com vocês, o intelecto benevolente está com vocês, e eu também estou com vocês.

*      *      *
Título original: The Transitional Period

Tradução: Mahesh – Florianópolis
(19-20 de fevereiro de 2013)

Fonte: Edição Eletrônica das Obras de P. R. Sarkar – versão 7.5 (em inglês)

Publicado em: Ánanda Vacanámrtam Part 7 (fonte oficial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu ?