23/10/2020

Saḿskára e diferenças de gênero

 

Shrii P.R. Sarkar

11 de novembro de 1957, Nathnagar


Na prática do culto espiritual não há distinção nem pode haver - entre homens e mulheres. Como jiivátmá (alma unitária) não é composta dos cinco fatores fundamentais, não pode haver nenhuma distinção de sexo nela.

Naeva strii na pumáneśa na caeváyaḿ na puḿsakah

Yadyacchariiramádatte tena tena sa rakśate.


Jiivátmá não é homem nem mulher, nem hermafrodita. Para a expressão adequada dos saḿskáras latentes (momentos reativos), a pessoa renasce no corpo de uma mulher ou de um homem ou às vezes de um hermafrodita. Não se trata de alto ou baixo, superior ou inferior, nobre ou ignóbil, porque qualquer que seja o sexo do corpo, o jiivátmá é apenas a faculdade testemunhal da mente à qual está apegado. Não é afetado pelas diferenças sexuais dos corpos qüinquelementais. As reações psíquicas não expressas (saḿskáras) da alma desencarnada são guiadas pela Mente Cósmica e ajustadas com uma estrutura adequada, em um momento e lugar adequados, proporcionando um ambiente adequado para a expressão dos saḿskáras não correspondidos. Dependendo da natureza dos saḿskáras, há a predominância da tendência para atrair (saḿyojanii shakti) ou a predominância da tendência para ser atraído (vibhájanii shakti). A natureza da força de atração é atrair o objeto de gozo para si, e a natureza da força que é atraída é mover-se em direção ao objeto de gozo. Quando há domínio de saḿyojanii shakti em um dos saḿskáras latentes, a alma desencarnada atinge um corpo feminino para sua expressão externa e, inversamente, onde há um domínio de vibhájanii shakti, ela atinge um corpo masculino. Onde há um equilíbrio aproximado entre os dois, a alma desencarnada atinge o corpo de um hermafrodita. É claro que mesmo no hermafrodita o equilíbrio entre as shaktis saḿyojanii e vibhájanii não é perfeito; há uma ligeira inclinação a favor de um ou de outro. É por isso que alguns hermafroditas são mais inclinados à masculinidade e outros à feminilidade.                                        

Em criaturas subdesenvolvidas, há um equilíbrio entre as shaktis saḿyojanii e vibhájanii e, portanto, elas são assexuadas. Por estarem sujeitas a menos luta interna e mais luta externa, essas criaturas subdesenvolvidas podem dividir seus corpos em várias partes, mas as criaturas desenvolvidas não têm essa capacidade. A fim de aumentar seu número, eles são compelidos a ajudar uns aos outros com as forças saḿyojanii e vibhájanii. Conseqüentemente, existem diferenças sexuais entre todas as criaturas desenvolvidas, sem as quais a preservação de suas diferentes espécies nunca poderia ser mantida. Assim, as diferenças sexuais existem para permitir a expressão adequada dos saḿskáras. No entanto, essas diferenças sexuais não têm nenhum valor absoluto. Portanto, a característica da mente humana de atrair ou ser atraída depende da tendência mental. Se houver uma mudança glandular na estrutura física, haverá uma mudança correspondente nas forças saḿyojanii ou vibhájanii da mente. Mesmo que a mente pense profundamente sobre uma pessoa do sexo oposto, seu próprio saḿyojanii ou vibhájanii shakti inerente é alterado até certo ponto. Se houver uma grande mudança em qualquer uma das forças, haverá uma mudança correspondente no corpo físico. Como resultado, os machos podem ser convertidos em fêmeas e as fêmeas em machos. Você deve ter notado no mundo prático como homens e mulheres tratam objetos físicos de maneiras diferentes. Isso se deve à diferença no grau de expansão das shaktis saḿyojanii e vibhájanii.

Assim, as características que determinam o sexo, seja ele masculino, feminino ou hermafrodita, não são fixas ou definitivas. Com base neste conceito, não deve haver qualquer discriminação entre as pessoas - não há diferença de sexo no jiivátman. Na prática espiritual, também, nenhuma distinção artificial entre homens e mulheres deve ser encorajada. Somente naqueles aspectos da prática espiritual que dependem do funcionamento harmonioso do corpo e da mente (como ásanas e mudrás) as diferenças glandulares e psicológicas devem ser levadas em consideração.

Saḿkalpana sparshana drśtimohaergrásámbuvrśt́ácátma vivrddhijanma

Karmánugányanukrameńa dehii stháneśu rúpáńya bhisamprapadyate

A força inicial que causa a diferenciação sexual e a assunção de várias formas é chamada saḿkalpatmaka. A decisão de se manifestar no universo criado é a causa numênica do nascimento. Quando alguém idealiza os prazeres do mundo e se apega a objetos de prazer, está fadado a assumir um corpo físico na próxima vida. Os saḿskáras nascidos da determinação de renascer são chamados de bhava nas escrituras.

Imediatamente após saḿkalpa, ocorre indriya vrtti [a externalização da resolução por meio dos órgãos dos sentidos]. A mente corre constantemente em direção aos objetos físicos para se divertir com a ajuda dos indriyas em sua tentativa sem fim de colocá-los ao seu alcance. Os seres humanos querem adquirir todo o nome e fama que o mundo tem a oferecer para se tornarem os indivíduos mais ilustres; eles querem que todo o dinheiro do mundo seja depositado em seus cofres. Quando adquirem certos objetos, eles se esforçam para mantê-los bem dentro de sua visão. Finalmente, devido à extrema influência de avidyámáyá (força extroversão), eles se tornam tão cegamente atraídos por esses objetos prazerosos que não suportam ficar fisicamente separados deles, mesmo por um segundo.

O bhava (feixe de saḿskáras) de alguém é fortalecido devido ao desenvolvimento da determinação e ao aumento do desejo de tocar, ver e se agarrar aos objetos de desejo. Este processo vem acontecendo há milhões de vidas. A Mente Cósmica fornece uma base para o microcosmo em uma forma e local específicos na vida subsequente, o que dá o máximo de escopo para a expressão de seus próprios saḿskáras inerentes. Assim, um microcosmo pode nascer em qualquer planeta do universo.

É dito nas escrituras que a alma desencarnada primeiro aceita o esperma com a ajuda da Mente Cósmica e então, unindo-se ao óvulo, produz um embrião para a expressão adequada de seus saḿskáras latentes. Por um lado, o embrião adquire nutrição psíquica, por outro lado, seus saḿskáras são expressos internamente. Até que a mente adquira poder suficiente para agir de acordo com seu sentimento existencial desenvolvido do “eu”, ela terá que passar por bhava yantrańá (aflições e sofrimento) como o executor de ações não originais. Nesse momento, não é o executor. Mas assim que as células nervosas adquirem a capacidade de trabalhar de acordo com o sentimento do “eu” desenvolvido, elas começam a realizar pratyayamúlaka karma [ações originais].

Os sábios dizem que o vivente se alimenta primeiro no corpo do pai, depois no ventre da mãe e finalmente na terra após o nascimento. Normalmente, após os trinta e nove anos (é claro, o período pode variar ligeiramente de acordo com as mudanças no tempo, espaço e pessoa), seu corpo começa a se deteriorar.

Sthúláni sukśmáni bahúni caeva rúpańi dehii svaguńaevrńoti

Kriyáguńaerátmaguńaeshca teśáḿ saḿyogaheturaparo’pi drśt́ah.

A pessoa adquire um corpo físico de acordo com a natureza de seus saḿskáras. Um ser humano que se comporta como uma cabra ou como um cachorro pode nascer como uma cabra ou como um cachorro na próxima vida, porque tal corpo animal é a base adequada para a expressão adequada dos saḿskáras latentes. Portanto, não é absolutamente impossível para um ser humano renascer como um porco, um verme, uma árvore ou mesmo um pedaço de pedra. O destino de uma pessoa será decidido de acordo com a natureza do seu carma - esta é uma lei infalível. A este respeito, nem Paramátma nem Prakrti podem fazer nada para ajudar. Mas Parama Brahma, por Sua graça infinita, irá reconverter esses “Ahalyás” 1 (aqueles convertidos em pedra como resultado de ações grosseiras) em seres humanos gloriosos no processo de pratisaiṋcara (o movimento introversivo do Cosmos), e fornecer oportunidades para seu movimento em direção à vida mais exultante.

Para ser mais preciso, são os saḿskáras que renascem. Falando filosoficamente, não é correto dizer que o átman (consciência unitária) renasce, porque o átman não é corpo, intelecto nem mente; é apenas a entidade testemunha, o sujeito testemunhando as metamorfoses de seu objeto, às vezes em outra forma finita e às vezes em uma forma infinita.

Átman não está sujeito à dor nem ao prazer porque são as propensões psíquicas da mente. É claro que os desejos e anseios da mente unitária afetam o átman até certo ponto. E aparentemente parece que o átman também está envolvido no ciclo vicioso de ações e reações.

Quando, devido à graça de Parama Brahma, as técnicas de sádhaná são transmitidas à mente unitária por meio de um Guru, o caminho para a emancipação das amarras é aberto e a mente unitária começa a transcender todas as tristezas e misérias. Em virtude dessa sádhaná, a pessoa também pode se libertar do ciclo vicioso do karma, resultando no átman obtendo a liberação imediata de todas as amarras mentais. Tendo renunciado ao desejo por objetos finitos em diferentes lugares, em diferentes formas e de diferentes maneiras, e tendo abraçado a Suprema Entidade Original, a pessoa atinge a realização mais elevada. Essa realização é alcançada com a graça de Parama Puruśa na forma de um Guru. Conseqüentemente, há apenas um Guru: somente a Entidade Suprema é o Guru Universal.

Nityaḿ shuddhaḿ nirábhásaḿ nirákáraḿ niraiṋjanam;

Nityabodhaḿ cidánandaḿ Gurubrahma namámyaham.

Ofereço minha saudação a Brahma, na forma do Guru, que é eterno, sempre puro, sem réplica, sem forma, absolutamente sem mácula e sempre abrigado na postura intuitiva profunda e bem-aventurança cognitiva.

Anádyanantaḿ kalilasya madhye vishvásya

Srást́aramanekarúpam

Vishvasyaekaḿ pariveśt́itáraḿ jiṋátvá

Devaḿ mucyate sarvapáshaeh

Quando alguém está abrigado em um estado exaltado devido à graça do Guru, que estágio sua intuição atinge? Que tipo de realização alguém atinge? Descobre-se o jogo divino da Entidade Infinita em toda e qualquer manifestação finita. Percebe-se que a Entidade Infinita que está sempre presente em Sua vasta postura Cósmica também está sempre presente em cada molécula e átomo. Experimenta-se que todo o universo é vibrado e revigorado com Seu fluxo cósmico sem fim. Cada entidade deste universo, grande e pequena, cada expressão minuciosa de dor e prazer dos numerosos microcosmos está dentro de Seu vasto Oceano de Bem-aventurança Cósmica.

Notas de rodapé:

(1) Ahalyá foi um personagem mitológico convertido em pedra por causa de seus pecados.

11 de novembro de 1957, Nathnagar

Publicado em:

The Awakening of Women (uma compilação).

Nome do arquivo: Samskara_and_Gender_Differences.html


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