O processo de criação é um processo contínuo de mudança da incompletude para a perfeição, da imperfeição para a perfeição. A palavra jagat [“universo”, “criação”] é derivada do verbo raiz gam + kvip. Gam significa “seguir em frente”. A criação é chamada de jagat porque seguir em frente é sua natureza. Da vasta Mente Macrocósmica de Parama Puruśa (Consciência Suprema) nasceu o mundo físico, e até mesmo a mente do ser vivo saiu dele. A Mente Macrocósmica de Parama Puruśa pode ser comparada apenas com o oceano. A mente de um ser humano é apenas uma pequena gota nessa vasta Mente. Ou se a mente cósmica é um fogo, então a mente humana é uma mera centelha.
A criação tem a forma de um ovo, por isso é chamada de Brahmáńd́a, ou seja, “o ovo de Brahma”. A mente de Parama Puruśa é dominada por sattvaguńa, enquanto a mente de um ser unitário é dominada por tamoguńa. O mundo da percepção sensorial ao nosso redor é realmente vasto, mas não infinito. Ele se move com base nos dois princípios de contração e expansão.
Os humanos acumulam shakti [poder] por meio de japa, dhyána, kiirtana,( 1 ) etc. As mentes unitárias rudes [por outro lado] recebem um ímpeto para avançar [apenas] quando surgem confrontos. Esses seres vivos progridem no caminho da evolução como resultado do choque. Mas tendo alcançado a forma de seres humanos, eles se esquecem de acumular poder. O método pelo qual os humanos adquirem energia é chamado de Tantra ou ioga. Pessoas virtuosas se esforçam para infundir movimento em suas vidas estagnadas por meio de práticas espirituais. A luta no plano espiritual é uma necessidade para o progresso social. Mas isso não é possível para pessoas comuns.
Quando o Dharma declina e os sadvipras [revolucionários espirituais] não são capazes de retificar esse indesejável estado de coisas, Parama Purusa desce à terra em forma humana. Pessoas virtuosas O acolhem e apóiam Sua causa, enquanto pessoas de mente maligna oferecem forte resistência contra ele.
[Ó Bhárata, em uma época em que o Dharma declina e o adharma é ascendente, eu me crio a partir de meus próprios fatores fundamentais.]
“Quando o Dharma declina de sua posição gloriosa e os pecadores dominam a sociedade - nessa situação eu desço na terra.”
Avatarańaḿ karoti ya sa avátarah [“Aquele que executa um avatarańa, uma descida, é um avatára”]. Aquele que vem ao mundo para acelerar o processo do progresso humano é um avatára. Quando a mente humana se desmancha em lágrimas sob a pressão de circunstâncias adversas, Parama Puruśa faz Sua aparição na terra. Através dos tempos, Ele veio para salvar a humanidade; da mesma forma, Ele virá no futuro também.
Quem é um sádhu?
“A própria vida de cada ser vivo é a vida mais cara para aquele ser. Assim como minha própria vida é cara para mim, também é a vida de outras pessoas queridas para eles. Aquele que conhece a verdade e olha para os outros como se fossem seus, e tem sentimentos de simpatia e bondade por eles, é um sádhu. ” Este tipo de pessoa nasce na terra para prestar serviço abnegado à humanidade.
[Eu me encarno neste mundo de era em era para a proteção dos virtuosos, a destruição dos ímpios e a restauração do Dharma.]
Se o sofrimento humano se origina em um determinado ponto no tempo e depois vai embora momentaneamente, esse alívio momentâneo é chamado de tráńa. Mas esse sofrimento pode voltar novamente. Você sente fome, come algo e se sente aliviado no momento. Mas é certo que você sentirá fome novamente depois de algum tempo. Se, por outro lado, há sofrimento e ele vai embora para nunca mais voltar, isso se chama paritráńa. O presente shloka [dístico] diz que Parama Puruśa vem ao mundo em diferentes épocas com o objetivo de resgatar os virtuosos (de forma que o sofrimento não volte a ocorrer) e destruir os pecadores. Apenas násha [destruição] daria aos pecadores uma chance de recuperar novas energias para atormentar os virtuosos; mas vinásha [aniquilação total] não deixará nenhuma oportunidade para que os pecadores levantem suas cabeças novamente. Ou seja, é especialmente para a aniquilação total dos pecadores que Parama Puruśa faz Sua descida.
Dharmasaḿsthápanártháya sambhavámi yuge yuge. Sthápana significa “estabelecer algo em um lugar particular”, enquanto saḿsthápana significa “restaurar algo em seu antigo lugar fixo”. O momento de yuga sandhi [ponto de transição entre duas idades] chegou. O governo pelos pecadores está na ordem do dia. No entanto, eu diria que não há razão para desesperar ou temer. Todos vocês são filhos de Parama Puruśa. Ele está sempre com você, então sua vitória está garantida.
Notas de rodapé
( 1 ) Japa - repetição do mantra. Dhyána - meditação em que a psique é direcionada para a Consciência. Kiirtana - canto coletivo do nome do Senhor. –Trans.
( 2 ) Bhagavad Giitá. –Trans.
( 3 ) Bhagavad Giitá. –Trans.
The process of creation is a continuous process of moving from incompleteness to completeness, from imperfection to perfection. The word jagat [“universe”, “creation”] is derived from the root verb gam + kvip. Gam means “to move on”. The creation is called jagat because to move on is its nature. Out of the vast Macrocosmic Mind of Parama Puruśa has the physical world been born, and even the mind of the living being has come out of it. The Macrocosmic Mind of Parama Puruśa can be compared only with the ocean. The mind of a human being is just a small drop in that vast Mind. Or if the Cosmic Mind is a fire, then the human mind is a mere spark.
The creation is egg-shaped, hence it is called Brahmáńd́a, that is, “Brahma’s egg”. The mind of Parama Puruśa is dominated by sattvaguńa, while a unit being’s mind is dominated by tamoguńa. The world of sense-perception around us is vast indeed, but not infinite. It moves on the two principles of contraction and expansion.
Humans accumulate shakti [power] through japa, dhyána, kiirtana,(1) etc. Crude unit minds [, on the other hand,] receive an impetus to move forward [only] when clashes arise. Those living beings progress on the path of evolution as a result of clash. But having attained the form of human beings, they forget to accumulate power. The method through which humans acquire energy is called Tantra or yoga. Virtuous people endeavour to infuse motion into their stagnant lives through spiritual practices. Struggle on the spiritual plane is a necessity for social progress. But this is not possible for ordinary people.
When dharma declines and the sadvipras [spiritual revolutionaries] are not able to rectify that undesirable state of affairs, Parama Puruśa descends on earth in human form. Virtuous people welcome Him and support His cause, while evil-minded persons put up strong resistance against Him.
Yadá yadá hi dharmasya glánirbhavati Bhárata;
Cábhyutthánamadharmasya tadátmánaḿ srjámyáham.(2)
[O Bhárata, at a time when dharma declines and adharma is ascendant, I create myself out of my own fundamental factors.]
“When dharma declines from its glorious position and sinners dominate society – in that situation do I descend on the earth.”
Avatarańaḿ karoti ya sa avátarah [“One who carries out an avatarańa, a descent, is an avatára”]. One who comes to the world in order to accelerate the process of human progress is an avatára. When the human mind breaks down in tears under the pressure of adverse circumstances, Parama Puruśa makes His appearance on earth. Throughout the ages has He come to save humankind; similarly will He come in the future also.
Who is a sádhu?
Pránáh yathátmano’bhiiśt́ah bhútánám api te tathá;
Átmaopamyena bhutánáḿ dayáḿ kurvanti sádhavah.
“Every living being’s own life is the dearest life to that being. Just as my own life is dear to me, so is the life of others dear to them. One who knows the truth and looks at others as one’s own, and has feelings of sympathy and kindness for them, is a sádhu.” This type of person is born on earth in order to render selfless service to humanity.
Paritráńáya sádhúnáḿ vinásháya ca duśkrtám;
Dharmasaḿsthápanártháya sambhavámi yuge yuge.(3)
[I incarnate Myself in this world from age to age for the protection of the virtuous, the destruction of the wicked, and the restoration of dharma.]
If human suffering originates at a particular point in time and then goes away for the time being, that momentary relief is called tráńa. But that suffering may come back again. You feel hungry, you eat something, and you feel relieved for the moment. But it is sure that you will feel hungry again after some time. If, on the other hand, there is suffering and it goes away never to come again, that is called paritráńa. The present shloka [couplet] says that Parama Puruśa comes to the world in different ages with a view to rescue the virtuous (in a way that the suffering may not recur) and to destroy the sinners. Násha [destruction] alone would leave the sinners a chance to regain fresh energy to torment the virtuous; but vinásha [total annihilation] will leave no such scope for the sinners to rear their heads. That is to say, it is especially for the total annihilation of the sinners that Parama Puruśa makes His descent.
Dharmasaḿsthápanártháya sambhavámi yuge yuge. Sthápana means “setting something up at a particular place”, while saḿsthápana means “restoring something to its former fixed place”. The moment of yuga sandhi [transitional point between two ages] has come. Government by the sinners is the order of the day. Nevertheless I would assert that there is no reason to despair or to fear. You are all children of Parama Puruśa. He is always with you, so your victory is assured.
Footnotes
(1) Japa – repetition of mantra. Dhyána – meditation in which the psyche is directed towards Consciousness. Kiirtana – collective singing of the name of the Lord. –Trans.
(2) Bhagavad Giitá. –Trans.
(3) Bhagavad Giitá. –Trans.
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