07/04/2021

Sadvipra, Táraka Brahma, Sadáshiva e Shrii Krśńa

Shrii Shrii Ánandamúrtijii, 17 de janeiro de 1979 ,Bangaon, Índia.

Na vida individual e coletiva, as mudanças estão ocorrendo constantemente: pequenas mudanças freqüentementes e grandes mudanças intermitentementes. Os seres humanos primitivos vieram a esta Terra há cerca de 1 milhão de anos, mas os seres humanos atuais tiveram sua origem apenas cerca de 100.000 anos atrás. O ritmo do progresso humano nestes últimos milhões de anos tem sido muito lento: os humanos avançam quase na velocidade de um caracol. Essas pessoas primitivas levaram centenas de milhares de anos para descobrir o fogo; e centenas de milhares de anos mais para inventar o carro de boi. Muitas civilizações antigas desapareceram dos anais da história simplesmente porque não puderam inventar a roda. Eles conseguiram inventar o barco, mas como não inventaram a roda, não sabiam fazer carroças e carruagens. Por esse motivo, a civilização maia da América do Sul teve sua queda. A velocidade do progresso social naquela época era muito lenta e só começou a se acelerar durante os últimos 15.000 anos, após a composição do Rk VedaA história desses 15.000 anos de progresso pode ser considerada a verdadeira história da civilização humana.

Geralmente, os humanos se adaptam a pequenas mudanças por meio de esforços individuais ou coletivos. Às vezes, se necessário, eles próprios causam pequenas alterações e progridem de acordo. Sempre que ocorre uma ou ambas as situações, ou seja, quando as pessoas sentem a necessidade de introduzir pequenas mudanças para se adaptarem às novas condições, surgem vários líderes que orientam a sociedade. Nos tempos antigos, esses líderes eram chamados de “rśis”. Muitos desses líderes viveram no passado, muitos estão vivendo no presente e muitos viverão no futuro, porque mudanças certamente ocorrerão na sociedade humana. O que quer que seja criado, certamente avançará nas mudanças. Tudo o que existe no universo certamente terá que passar por mudanças. Quando a diferença entre as duas formas, passado e presente, torna-se muito vasta, dizemos que o passado está morto e se foi.

A morte também é um tipo de mudança em que a forma presente parece perder seu vínculo com o passado. Suponha que haja um bebê pequeno. Quando ele cresce e se torna um menino, ocorre uma mudança distinta, mas entendemos, no entanto, que o mesmo bebê cresceu e se tornou um menino. No devido tempo, o mesmo menino se torna um jovem, o jovem um homem de meia-idade e, após um certo período, o homem de meia-idade se torna um homem velho. Podemos dividir a vida de uma pessoa em diferentes estágios de crescimento dessa forma. Mas quando o mesmo velho renasce como uma criança, a diferença se torna tão grande que não se consegue descobrir a ligação entre as duas vidas. Assim, a morte é uma mudança e o renascimento também é uma mudança.

Um estudo da história revela que pequenas mudanças ocorrem continuamente, e grandes mudanças ocorrem em intervalos mais longos. Antes da descoberta do fogo, os antigos seres humanos costumavam aquecer as coisas com os raios escaldantes do sol. Muito mais tarde, quando o fogo foi descoberto, foi considerado uma grande mudança na história humana. Quando os humanos antigos inventaram o carro de boi, ele foi considerado um sinal de progresso científico de longo alcance.

Podemos dizer aproximadamente que a civilização começou a brotar após a idade pré-histórica da raça humana, ou seja, desde os dias da primeira composição do Rk Veda, cerca de 15.000 anos atrás. Uma grande mudança ocorreu durante os dias do Senhor Shiva no final do período Rk Vedian (que durou 10.000 anos).

A vida humana é caracterizada por vários tipos de expressões - as pessoas comem e bebem, vestem roupas, cantam e dançam, constroem casas, fazem tratamento médico e assim por diante - que são conhecidas coletivamente como cultura. Qualquer uma dessas expressões não é cultura; a cultura é a soma de todos eles. Sadashiva queria sistematizar todas as expressões da vida humana - dança, música, medicina, civilização, na verdade, todos os aspectos da vida. Esta foi uma grande mudança, uma mudança revolucionária. Nada parecido havia acontecido antes. Essas mudanças de longo alcance não são facilmente realizadas por líderes ou rśis comuns. Aqueles que ajudam as pessoas a se adaptarem à nova situação, chamei de “sadvipras”. Mas aquele que realmente inicia a grande mudança é chamado de “mahasadvipra”.

Portanto, o início de uma mudança revolucionária não é obra de um sadvipra, mas sim de um MahasadvipraMahasadvipra é o termo filosófico; nas escrituras ele é chamado de “Táraka Brahma”. Sadashiva foi um desses Táraka Brahma - um guia versátil em todos os aspectos da vida humana. No período pós-Shiva, entretanto, a velocidade do progresso social finalmente diminuiu. Perdeu o ímpeto e a degeneração se instalou. As várias partes da máquina social enferrujaram. A situação exigiu o advento de mais uma grande personalidade, capaz de impulsionar a sociedade e conduzir as pessoas pelo caminho certo. Assim, cerca de 3.500 anos atrás, outro grande líder emergiu - Sri KrśńaEle também causou uma grande mudança na sociedade e infundiu uma tremenda onda de progresso social.

Pode-se perguntar se Sadashiva sozinho trouxe essas grandes mudanças na sociedade. Não, certamente não! Ele foi assistido por numerosos sádhakas, devotos, intelectuais e pessoas comuns. Nas escrituras, eles são conhecidos como “gańa” de ShivaDiz-se que outros deuses e deusas eram decorados com vários tipos de ornamentos - alguns usavam brincos e coroas, outros carregavam conchas e lótus e armas como discos e porretes - mas no caso de Shiva, Seus ornamentos eram Seus devotos que trabalhou incansavelmente para construir a sociedade de acordo com suas instruções.

O que aconteceu durante os dias de Sri KrśńaEle também trouxe uma mudança revolucionária na sociedade. Aqueles que o ajudaram na tarefa revolucionária não eram necessariamente pessoas sábias e intelectuais; nem eram todos bem versados ​​em todas as escrituras. Muitos deles eram membros comuns da sociedade. Mas é um fato que eles eram devotos fervorosos e trabalharam sinceramente para o bem-estar da humanidade sob a direção de Sri Krśńa (Vraja). Sua riqueza era o amor por seu Iśt́a (Meta); sua devoção a KrśńaE por causa de sua devoção, eles tiveram sucesso em suas vidas. As pessoas alcançam mais com sua sinceridade do que com seu conhecimento.

Esta idade também sofreu uma mudança marcante. Vários tipos de problemas surgiram na sociedade de hoje. Novos tipos de preparações - preparações mentais, físicas e gerais - são necessárias para lidar com a situação atual. A corrupção e a degeneração entraram nos menores poros do corpo social. As pessoas honestas terão que trabalhar para uma grande mudança, lutando unidas contra esta situação adversa. Para ter sucesso nesta tarefa, no entanto, as pessoas terão que fazer preparativos completos. Assim como a pessoa precisa se preparar antes de fazer uma ação ruim, também deve se preparar antes de fazer uma boa ação. Boas pessoas farão boas ações.

Há uma etapa preparatória antes de cada ação. Na verdade, há longos preparativos em andamento e, hoje, a mudança se tornou inevitável. A situação não admite mais atrasos. Cerca de 3.300 anos se passaram desde os dias do Senhor Krśńa, e cerca de 7.000 anos se passaram desde os dias de ShivaAs pessoas de hoje terão que se preparar como no passado. Eles terão que mergulhar em uma nova batalha com uma nova ideologia para trazer o bem-estar total à raça humana.

Quando uma grande mudança ocorreu no passado, como nos dias de Shiva e Krśńa, uma nova filosofia, um novo modo de vida, uma nova luz inspirou as pessoas a seguir em frente, e é por isso que puderam cumprir sua tarefa em um tempo incrivelmente curto. Para provocar uma grande mudança, a luta é inevitável, seja curta ou prolongada. Quando as pessoas lutam sob a inspiração de uma personalidade poderosa, a tarefa é realizada em um curto período. As pessoas então decidem, após uma reflexão profunda, quais são os principais problemas que a sociedade enfrenta, e então fazem os preparativos necessários para resolvê-los. Uma vez preparados, eles podem alcançar o sucesso muito rapidamente.

A sociedade humana hoje deve ser vista com uma perspectiva universal e não de uma forma sectária. Devemos resolver todos os problemas, maiores ou menores. Devemos começar o trabalho de resolver os principais problemas imediatamente porque a necessidade de trazer uma mudança na sociedade já chegou. Quanto mais atrasamos, mais a escuridão vai durar. Hoje já surgiu uma nova filosofia, uma nova forma de humanismo, uma nova forma de pensamento socioeconômico, com o único propósito de promover o bem-estar social coletivo.

É por isso que aconselho você a não perder mais tempo. Utilize seu tempo em atividades que valham a pena. É dito: “Shubhasya shiighram ashubhasya kálaharańam”. Antes de iniciar uma tarefa nobre, você não precisa consultar os almanaques ou as posições das estrelas; inicie imediatamente. Mas quando você quiser fazer algo prejudicial, tente adiá-lo o máximo que puder. Com o passar do tempo e uma mudança de mentalidade, você pode decidir não fazer mais isso.

Enquanto estiver executando sua nobre tarefa, não perca seu tempo. Neste mundo prático, neste mundo relativo, o fator relativo mais valioso é o tempo. Depois que o tempo passa e passa, ele não volta mais, então nunca abuse do tempo. Que você prospere. Que a vitória esteja com você.

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