Shrii Shrii Ánandamúrtijii, 25 de agosto de 1978 pela manhã ,Patna, Índia.
[Ó Bhárata, em um momento em que o Dharma é distorcido e o adharma é ascendente, eu me crio a partir de meus próprios fatores fundamentais.]
Há cerca de 3500 anos, nasceu Krśńa. Seu ávirbháva (advento) ocorreu em um momento crucial - a humanidade estava sofrendo então. Ele removeu o sofrimento da humanidade criando Mahábhárata. Ele garantiu ao mundo inteiro que não haveria degradação do Dharma, que Ele viria e o salvaria.
Tente entender a expressão de Krśńa. Ele se dirige a Arjuna como “Bhárata”. Qual é o significado de “Bhárata”? Bhar + al significa “o fornecedor de alimentos”. Ta significa “desenvolvimento completo”. Quem busca alimentar o ser humano, para que ele mantenha sua existência e alcance o desenvolvimento psíquico, é o “Bhárata”.
Até trinta e nove anos o corpo físico se desenvolve, então ele se decompõe. Em um nível psicoespiritual, a pessoa se desenvolve até o fim da vida. Onde o desenvolvimento pode acontecer, essa parte da terra é bháratavarśa - indicando um país. Varśa significa uma parte do globo. Deve ser adicionado a bhárata, visto que o próprio bhárata não indica um país.
Até os arianos chegarem à Índia, eles tiveram que vagar para manter suas vidas. Chegando aqui, os problemas de sua manutenção física e desenvolvimento psíquico foram resolvidos. Portanto, o país foi chamado de “Bháratavarśa”.
Krśńa se dirige a Arjuna como “Bhárata”. Krśńa queria que as pessoas assumissem a responsabilidade pelo desenvolvimento físico-psico-espiritual. Portanto, Ele se dirige a ele como “Bhárata”.
O que é gláni [no shloka (dístico)]? É um estado inferior, abaixo do padrão geralmente aceito. Quando o Dharma vai abaixo de seu padrão aceito, diz-se que sofre gláni. Por exemplo, o lugar comumente aceito para uma coroa é a cabeça; se alguém o usa no pé, pode-se considerar que sofreu degradação. Portanto, Krśńa diz que onde há degradação no Dharma e o adharma sobe - quando os chapéus das pessoas decoram seus pés, e suas sandálias, suas cabeças - Ele vem como Táraka Brahma [Brahma Libertador] para restaurar o Dharma ao seu status original. Sob tais circunstâncias, as ações das pessoas comuns não são inúteis. Então, Ele cria tat átmá - tadátmá [no shloka], isto é, Táraka Brahma. Táraka Brahma polariza Dharma e adharma. Ele os prepara para lutar.
Sempre que o Dharma assume uma posição secundária, uma posição degradada, uma posição depravada; isto é, o Dharma está sendo derrotado pelo adharma naquela fase temporária da guerra - finalmente o Dharmaa vence, mas você sabe, uma guerra é dividida em várias fases, e cada fase é conhecida como batalha. Assim, em uma batalha, o adharma pode vencer, em outra batalha, o Dharma pode vencer, mas, finalmente, como resultado da luta final da guerra, o Dharma vence. Portanto, ó seres humanos, não tenham medo, a Luz certamente virá depois das trevas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário